Hospital Francisca Mendes se prepara para duplicar a realização de procedimentos de hemodinâmica

(Foto: Divulgação)

O Hospital Francisca Mendes, do Governo do Estado, vai duplicar a capacidade de realização de procedimentos de alta complexidade, nas áreas de cardiologia intervencionista (que inclui procedimentos como cateterismo cardíaco e angioplastias) e cirurgia vascular.

A ampliação da oferta desses procedimentos será possível graças à aquisição de um novo equipamento de Hemodinâmica, no valor de R$ 1,8 milhões, repassado pelo Governo Federal.

As obras de ampliação do hospital estão sendo realizadas pelo Governo do Estado e devem ser concluídas até o final deste ano. Após a conclusão das obras, o hospital deverá ser transformado em Fundação Hospital do Coração, referência no atendimento das doenças cardíacas para toda a região Norte do País. No projeto estão sendo investidos R$ 35 milhões de recursos do Governo do Amazonas.

Atualmente, somente na área de cardiologia intervencionista, o hospital já realiza uma média de 45 a 50 procedimentos por semana. Com a entrada em funcionamento do novo aparelho de Hemodinâmica, prevista para o início de 2014, esse número deverá ficar próximo de 100 procedimentos por semana.

“Esta semana recebemos o novo equipamento. Em breve será iniciada a fase de montagem do aparelho, que será um dos mais modernos, em funcionamento, nas regiões Norte e Nordeste do País. Em seguida vem a fase de testes até que esteja pronto para entrar em operação”, informou o secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim, durante visita às obras do Francisca Mendes.

Cardiopediatria – Alecrim explica que a principal finalidade da obra de expansão do hospital é implantar o serviço de Cardiopediatria. Nesta área de expansão será montada, também, a nova Unidade de Hemodinâmica, modernamente projetada, onde o aparelho adquirido com recursos federais será instalado.

No último mês de setembro, o Laboratório de Hemodinâmica do Hospital Francisca Mendes completou a marca de 15 mil procedimentos realizados. O diretor do hospital, Pedro Elias de Souza, detalha que o cateterismo cardíaco e a angioplastia representam 70% desses procedimentos, mas o número inclui, ainda, procedimentos de endoneurocirurgia vascular e eletrofisiologia.

Central de Laudos – Na visita que fez ao Hospital Francisca Mendes, o secretário Wilson Alecrim também inspecionou as instalações da nova Central de Laudos, que já está permitindo a análise e emissão de laudos de exames de mamografia e Raio-X, realizados em municípios do interior do Estado. Atualmente, a Teleradiologia já está disponível em hospitais do Governo do Estado instalados nos municípios Parintins, Manacapuru, Itacoatiara, Borba e Lábrea. Até o final deste mês a previsão é que o sistema esteja funcionando em mais 12 unidades.

A nova central de laudos se juntará a outra central instalada no Francisca Mendes, também no âmbito do Programa Estadual de Telessaúde e que, em cinco anos de funcionamento já permitiu a realização de 200 mil exames com emissão de laudos de eletrocardiograma.

Realizados nos diversos municípios do interior, os dados dos exames são enviados à central do Francisca Mendes, onde são analisados por equipe multidisciplinar, que inclui oito cardiologistas. O resultado retorna para as equipes médicas do interior e evita que os pacientes precisem se deslocar para a capital para a realização do exame.

Transplantes – No primeiro semestre de 2014, o Hospital Francisca Mendes deve implantar o Programa de Transplantes Cardíacos. O Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde aprovou o Instituto do Coração (Incor/UPS), como Centro Tutor da unidade amazonense, no processo de implantação do novo serviço.

No mês passado, uma equipe do instituto paulista, coordenada pelo cardiologista Bruno Biselli, esteve durante uma semana realizando uma visita técnica ao Hospital Francisca Mendes para avaliar a estrutura física que está sendo preparada e o processo de treinamento das equipes, além de discutir os protocolos de assistência ao transplante cardíaco que deverão ser adotados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.