Homero de Miranda Leão é eleito presidente da Diretoria Executiva do CMS

Homero de Miranda Leão - Pres. CMS/MAO
Homero de Miranda Leão – Pres. CMS/MAO

Manaus – O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, foi eleito nesta terça-feira, 15, presidente da Diretoria Executiva do Conselho Municipal de Saúde (CMS/MAO). A eleição ocorreu durante a 4ª Assembleia Geral Ordinária do CMS/MAO de 2014, realizada no auditório do Distrito de Saúde Oeste, na Avenida Comandante Paulo Lasmar, s/nº, Conjunto Santos Dumont, Bairro da Paz.

Após a eleição da Diretoria Executiva do CMS/MAO, o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Amazonas (Sinfar/AM) também fez homenagem ao secretário Homero de Miranda Leão com a entrega de uma placa em reconhecimento aos serviços em prol da valorização dos profissionais farmacêuticos.

A 4ª Assembleia Geral Ordinária também elegeu os conselheiros Gilson Aguiar, João Bosco de Lima e Maria Cecília Mota para os cargos de vice-presidente, primeiro secretário e segundo secretário, respectivamente. O mandato da nova diretoria executiva começa no dia 17 de abril e terá a duração de um ano. A Diretoria Executiva é o órgão de coordenação do CMS/MAO que tem a função de garantir a execução das deliberações definidas em Assembleia Geral.

Homero de Miranda Leão destacou o papel do controle social no processo de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a oferta de serviços de saúde com qualidade para a população de Manaus. “O controle social é uma prioridade na construção de um Sistema Único de Saúde que resolva os problemas de saúde da população, já que os conselheiros de saúde são parceiros na construção das políticas públicas de saúde. O nosso objetivo é melhorar a saúde das pessoas, fortalecendo a Atenção Primária à Saúde, seguindo a determinação do prefeito Arthur Neto de manter sempre uma interação intensa com a sociedade, representada na área da saúde pelo Conselho Municipal”, explicou Homero de Miranda Leão.

CMS/MAO

O Conselho Municipal de Saúde foi instituído nos termos da Lei n° 066, de 11 de junho de 1991, e é constituído como órgão colegiado de caráter permanente, deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador do Sistema Único de Saúde para o município de Manaus, sendo composto por representantes de gestores (25%), trabalhadores (25%) e usuários do SUS (50%).

Reportagem: Eurivânia Galúcio

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.