Governo realizará possibilita obras em orlas de 25 municípios do Amazonas

A orla de Humaitá ( foto), é uma que receberá obras do convênio
A orla de Humaitá ( foto), é uma que receberá  obras do convênio
A orla de Humaitá ( foto), é uma que receberá obras do convênio

Amazonas – O Governo do Amazonas firmou convênio para realizar obras e serviços de engenharia de contenção dos processos erosivos graves nas orlas de 25 municípios, em 30 trechos. Em Carauari, os serviços estão finalizados. Em Manacapuru, Guajará e Boca do Acre, a primeira etapa dos trabalhos está concluída. As cidades de Itacoatiara, Nhamundá, Eirunepé e Manicoré estão com os trabalhos adiantados.

As obras nas orlas dos municípios são executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), que acompanha os serviços para que o cronograma seja cumprido no prazo previsto. A secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar, explica que o trabalho para conter a erosão consiste em recuperar o barranco e requalificar as orlas.

De acordo com ela, é dado um tratamento ao terreno para impedir o desbarrancamento, que é o fenômeno das “terras caídas”, quando a correnteza destrói o solo nas margens do rio. “O objetivo do trabalho para contenção dos processos erosivos é reduzir danos causados pelas águas e requalificar a orla dos municípios, que também servem como atração turística de cada lugar”, avalia.

Ainda de acordo com a secretária, algumas obras não começaram por causa das enchentes e do não repasse dos valores dos convênios, e adiantou que a Seinfra está trabalhando para agilizar o início destas obras.

Anamã, Anori, Atalaia do Norte, Barreirinha, Careiro da Várzea, Parintins, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tefé, Tonantins, Canutama, Carauari, Humaitá, Ipixuna, Nova Olinda do Norte e Pauini são os municípios que estão incluídos nesse quesito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.