Governo do Estado investe R$ 2 milhões na área de segurança em Tabatinga

O Centro Integrado de Segurança Pública e Socorro de Fronteira (Cisp), inaugurado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) no município de Tabatinga (a 1.106 quilômetros de Manaus) no ano passado, deverá receber até outubro deste ano o investimento de R$ 2 milhões em equipamentos para operações policiais e investigações de crimes, conforme previsto no plano Estratégia Estadual de Segurança Pública na Fronteira (Esfron), criado pelo Governo do Estado.

O Cisp reúne equipes das polícias Militar e Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e Corpo de Bombeiros, além de órgãos da SSP-AM, como a Secretaria-Adjunta de Inteligência (Seai) e o Centro Integrado de Operações (Ciops).

De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, recentemente o Cisp Tabatinga foi contemplado com equipamentos, armamentos e viaturas, como motocicletas, aparelhos de DVD e GPS, notebooks, câmeras fotográficas digitais, coletes salva-vidas, impressoras multifuncionais, microcomputadores, e material específico para as áreas de perícia e inteligência.

Vital afirmou que a previsão é enviar até outubro os demais equipamentos adquiridos para o Cisp, como algemas, balanças de perícia, filmadora digital, lanternas táticas, munições e armas (pistolas, espingardas, submetralhadoras e metralhadoras). “Estamos equipando nossos policiais para que atuem na prevenção e repressão de crimes nas fronteiras do Estado, conforme previmos no Esfron. Pela primeira vez teremos nos municípios de fronteira escritórios de perícia e de inteligência, fundamentais para a investigação de crimes típicos dessas regiões”, disse o secretário.

Além do Cisp, Tabatinga também conta desde o ano passado com a Força Integrada de Resposta Rápida, formada por 15 servidores das polícias do Estado e Corpo de Bombeiros. As ações são realizadas com recursos de parceria entre os Governos Federal e do Amazonas, via SSP.

Redução de crimes – Dados estatísticos da SSP-AM dos primeiros três meses deste ano, comparado ao mesmo período de 2012, apontam a redução na criminalidade no município de Tabatinga, região da tríplice fronteira do Brasil com Colômbia e Peru. O principal resultado está nos casos de homicídio, que caíram 142%. Foram sete ocorrências neste ano, contra 17 no ano passado.

O secretário Vital disse que a SSP-AM trabalha na execução de três convênios com o Governo Federal especificamente para a instalação do Esfron nos municípios de fronteira e divisa do Amazonas. “Além disso, o governador Omar Aziz incluiu Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira e Boca do Acre no programa Ronda no Bairro Interior. Esses municípios também terão bases do Esfron. Ou seja, nossa fronteira estará bem mais guarnecida por nossas polícias”, afirmou.

(Agecom) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.