Amazonianarede – Agecom
O município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus) acaba de receber a Estação de Tratamento de Água (ETA) que será montada como parte do Novo Sistema de Água da cidade construído pelo Governo do Amazonas. A implantação do sistema está sendo executada por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável de Serviços Básicos do Alto Solimões (Proderam), implementado pela Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) em parceria com o Banco Mundial (Bird).
De acordo com a coordenação do Proderam, as obras dos reservatórios e da rede de distribuição já estão concluídas. Após a montagem da ETA, com duração de cerca de 30 dias, poderão ser iniciados os testes para a distribuição de água potável para toda a população urbana do município de Tabatinga, que terá sua rede de abastecimento ampliada de 76 para 110.266 mil metros, proporcionando um aumento de 45% na rede de distribuição. Com o reforço, a capacidade de reservação de água tratada do município vai saltar dos atuais 630 mil litros para 6.730 milhões de litros de água. Atualmente, é atendida uma população de 17.500 pessoas e, com o novo sistema, este número saltará para 35.627 habitantes.
No município de Atalaia do Norte (a 1.138 quilômetros de Manaus), as obras do Novo Sistema de Águas estão 100% concluídas. O município saltou de 4.700 para 21.400 mil metros de rede. A cidade, que dispunha de reservatório com capacidade para 200 mil litros, passou a contar com 800 mil litros. “Vamos resolver a questão de abastecimento de água na região, contribuindo para a saúde geral da população, uma das prioridades da administração Omar Aziz”, ressaltou Laércio Cavalcante, coordenador do Proderam.
Benjamin Constant (a 116 quilômetros de Manaus) é outro município do Alto Solimões que também está passando por obras de saneamento e terá sua capacidade de distribuição aumentada em 70%. A previsão é que as obras sejam concluídas até o final do mês de março e salte dos atuais 27.000 para 46.143 mil metros de rede.
Lá, 80% da obra estão prontos para elevar a capacidade de reservação de 950 mil para 2.950 milhões de litros.
Além das obras de saneamento, o Proderam vem atuando, desde 2009, nos nove municípios do Alto Solimões, com ações integradas de saúde e desenvolvimento sustentávelregional, beneficiando as cadeias produtivas locais, com geração de emprego e renda.