Governo do Amazonas intensifica “Operação tapa buraco” na avenida Torquato Tapajós

Manaus – O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Região Metropolitana de Manaus (SRMM), intensificou, a partir desta quinta-feira (11), o trabalho de recuperação asfáltica na avenida Torquato Tapajós, na zona norte da capital.

A ação dá continuidade à“Operação tapa buraco”, com serviços de drenagem superficial e profunda, que iniciou na segunda quinzena de março e já recuperou 20 ruas principais dos conjuntos Cidadão XII (zona norte) e João Paulo II (leste). A meta é melhorar as condições de tráfego nas vias que ainda não foram repassadas para o município.

Na avenida Torquato Tapajós serão recuperados 13 quilômetros da via. As intervenções compreendem a partir da barreira da Polícia Militar na saída para a AM-010 até o viaduto do bairro de Flores. De acordo com o engenheiro e subcoordenador da Unidade de Gestão Metropolitana da SRMM, Raimundo Ladeira, além do procedimento de tapa buraco, considerado o mais simples, são utilizados procedimentos como a fresagem do asfalto e também reciclagem. Os procedimentos são feitos para durar até cinco anos.

“Nos trechos mais críticos é necessário executar a fresagem do solo, que consiste em fazer ranhuras antes de aplicar a camada asfáltica. Nos trechos mais desnivelados nós vamos fazer a reciclagem da pista, procedimento em que o asfalto é raspado numa camada de até 20cm, misturado e reaplicado no solo”, explicou o engenheiro.

Ainda de acordo com Ladeira, atendendo recomendação do governador Omar Aziz, a operação tapa buraco será ampliada para as zonas sul e centro-sul dacidade. Um levantamento feito pela SRMM identificou a necessidade de melhorar as condições de avenidas como André Araújo, Japurá, Tarumã, Marciano Armond e algumas ruas do bairro Japiim, que são utilizadas para o acesso ao Distrito Industrial.

Conforme o plano de trabalho da SRMM para 2013 serão investidos mais de R$ 100 milhões em obras de recuperação de ruas e vicinais, conservação de bueiros, limpeza de igarapés.Desde o inicio do ano a SRMM vem realizando a recuperação de estradas e vicinais no Distrito do Cacau-Pirera, na AM-070 (Manoel Urbano), AM-010 (Manaus-Itacoatiara) e AM-352 (Estrada de Novo Airão).

Fonte – Agecom
Foto – Nonato Duarte

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.