Manaus – O Governo do Amazonas fará o aumento do convênio com a Associação de Apoio à Criança com HIV – ‘Casa Vhida’ – de R$ 400 mil, ao ano, para o valor de R$ 600 mil, em função do aumento de demanda da instituição. O reajuste foi anunciado pela presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama Nejmi Aziz, durante a feijoada beneficente da instituição realizada no sábado, 29 de setembro, no Clube do Trabalhador do Sesi, localizado na zona leste de Manaus.
O benefício vai auxiliar nas atividades de assistência social e de saúde da entidade que atende mais de 800 crianças tanto do Estado quanto de países da América do Sul, como o Peru. A instituição, que existe há 13 anos, oferece apoio no tratamento do HIV por meio da Fundação de Medicina Tropical (FMT), e aos familiares com cursos de geração de renda.
A presidente do FPS ressaltou a importância do exercício da solidariedade que pode ser praticada pelos cidadãos de várias maneiras. “Esse apoio faz parte da gestão Omar Aziz porque é justo apoiar instituições sérias como a Casa Vhida que a cada dia recebem mais crianças com suas famílias. E cada pessoa pode exercer a solidariedade, seja com uma lata de leite ou qualquer outra forma de apoio para as instituições que realizam trabalhos como esses e que beneficiam muitas pessoas”.
Além do apoio do Governo Estadual, a Casa Vhida teve a oportunidade de arrecadar recursos com o evento solidário, que atraiu mais de dois mil convidados parceiros da Ong. “Ficamos felizes porque todo esse apoio vai ajudar a desenvolvermos melhor nossas atividades junto às crianças com HIV”, disse a presidente da associação, Solange Dourado.
ISENÇÃO DE ICMS
No último dia 27 de setembro, a primeira-dama Nejmi Aziz realizou uma reunião na sede do Governo com representantes de 52 instituições sociais da capital, que são conveniadas com o Governo do Amazonas, para tratar da isenção de 25% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na conta de luz.
O projeto de lei está sendo elaborado pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) para posterior análise e encaminhamento do governador Omar Aziz à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O benefício passa a valer a partir do mês de novembro deste ano. A Casa Vhida também é uma das beneficiadas com a isenção.
(Por:Agecom)