Governo assume possível facilitação para fuga de presos em cadeia no CAPM 2

Cleitman Coelho, secretário da Seap, admitiu possível facilitação para fuga em massa do CDPM 2

Os fugitivos utilizaram túnel para escapar do CDPM 2 Centro de Detenção Provisória Masculino 2, em Manaus.

Manaus, AM – O secretário titular da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), coronel da Polícia Militar Cleitman Coelho, assumiu, na tarde dessa segunda-feira (14), uma possível facilitação para a fuga de 35 presos do Centro de Detenção Provisória de Manaus 2 (CDPM 2), ocorrida no sábado (12). A direção da unidade foi afastada.

“Um túnel cavado de dentro para fora de uma Unidade Prisional tem que ter conivência de alguém. Isto é indiscutível. Por este motivo, decidimos afastar a diretoria que estava e instauramos uma sindicância para apurar a conduta. Um Inquérito Policial (IP) também foi instaurado para investigar a parte criminal”, disse o secretário.

A fuga ocorreu durante a madrugada, mas foi percebida somente por volta das 8h30, quando agentes faziam ronda pela unidade.

Um túnel foi encontrado próximo à área externa do pavilhão 5, por onde os presidiários conseguiram escapar. Segundo o governo, o túnel foi aberto em dois dias.

O secretário disse, ainda, que houve falha da Força Nacional que teria de ter verificado o perímetro da unidade. Homens da Força atuam na área externa das unidades prisionais do estado desde janeiro de 2017, quando um massacre deixou 56 presos mortos.

Questionado se a secretaria já havia sido informada sobre a fuga, o coronel comentou que a Seap costuma receber informes todos os dias. Segundo ele, as informações são colhidas e operações de segurança são feitas em todas as Unidades Prisionais, com o intuito de conter as ações de detentos. As buscas aos fugitivos, em sucesso até o momento, continuam.

Amazonianarede-JAM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.