Governo do Amazonas anuncia ações de regularização das relações de trabalho de piaçabeiros em Barcelos (AM)

12-07sdsUm mutirão da cidadania para regularização do trabalho dos piaçabeiros acontece nos próximos dias (de 18 a 05 de julho) em várias comunidades no município de Barcelos (a 405 quilômetros de Manaus). A iniciativa faz parte de uma ação interinstitucional do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SDS), e parceiros, para o fortalecimento da cadeia produtiva da piaçava no Rio Negro.

“O que está em questão agora é o retorno ou não do trabalho dos piaçabeiros, e as ações articuladas de cidadania que fazem parte do processo de regularização das relações de trabalho são fundamentais”, explicou a Secretária Executiva de Estado de Ação Social (SEAS), Graça Prola.

Recentemente, piaçabeiros foram retirados do trabalho, por se encontrarem em situação análoga à escravidão, identificada em operação do Ministério Público Federal, entre os meses de abril e maio, em Barcelos. Isso fez com que todo o processo produtivo ficasse suspenso.

“Eu preciso e dependo do trabalho da piaçava. Vivo disso há 40 anos, desde que nasci, e é de onde tiro comida para dar aos meus filhos”, disse a piaçabeira, Alberta Araújo.

Na reunião, realizada nesta sexta-feira (11), pela Secretaria de Meio Ambiente, no Teatro Don José Domitrovisk, no Centro do município, estiveram presentes, além da SEAS e da SDS, representantes de piaçabeiros, artesãos, comerciantes e de outros dez órgãos de cooperação técnica.

“A emissão de documentos, como RG, CPF e carteira de artesão, é o início da regularização das relações de trabalho. Vamos fazer o resgate da dignidade dos piaçabeiros. Valorizar as pessoas e seus conhecimentos tradicionais”, ressaltou a titular da SDS, Kamila Amaral.

Comunidades que serão atendidas nos próximos dias:
Comunidade de Tapera II (25 famílias)
Comunidade Acuakú (05 famílias)
Comunidade Acuquaia (03 famílias)
Comunidades do Rio Aracá
Atendimento na sede do município
II Encontro de Comerciantes da Piaçava

Fonte: Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.