Governador Omar Aziz participa da cerimônia de abertura da Semana da Pátria e do Amazonas

(Foto: Agecom)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), divulga a programação da Semana da Pátria e do Amazonas que, em 2013, tem como tema “Semana da Pátria de Amor e Esperança ao Amazonas”.

O governador Omar Aziz irá participar da solenidade de abertura da Semana da Pátria e do Amazonas 2013, que acontecerá às 8h30, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga (avenida Brasil, Compensa, zona oeste). Na solenidade de abertura, participarão também o general de Exército, Eduardo Dias da Costa Villas Boas, e o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, as atividades programadas terão como objetivo evidenciar os fatos históricos que marcaram a proclamação da República e a autonomia administrativa do Amazonas.

“Buscaremos favorecer junto à sociedade o civismo e o respeito aos símbolos pátrios. Será um momento ímpar em que procuraremos levar a sociedade e especialmente a comunidade estudantil a uma reflexão acerca de fatos históricos que marcaram a história do país e de nosso Estado”, ressaltou o secretário.

Oportunizando a reflexão e a participação dos estudantes, as programações temáticas terão início no dia 1º de setembro (próximo domingo) com a “Benção do Fogo Simbólico”, às 8h, realizada no distrito de Cacau Pirêra, em Iranduba (distante 2 km de Manaus). A cerimônia será complementada pela “Corrida do Fogo Simbólico” com início às 8h10 do mesmo dia.

Pela primeira vez esta corrida, que envolverá estudantes da rede pública, será realizada de forma intermunicipal (Iranduba-Manaus) com largada ocorrendo na Ponte Rio Negro e encerrando no Ceti Áurea Braga.

A Corrida do Fogo Simbólico mobilizará 120 estudantes e contará com a participação do premiado atleta amazonense, Sandro Viana. No Ceti Áurea Braga – local de chegada da Corrida – ocorrerá a cerimônia de oficialização do início da Semana da Pátria e do Amazonas, com a entrega da tocha cívica pelos alunos participantes da Corrida do Fogo Simbólico, ao governador do Estado, Omar Aziz, acendimento da pira cívica e pronunciamento de autoridades.

Na ocasião, que é realizado tradicionalmente na data, também prosseguirão as homenagens à Mulher Amazonense “Mônica Bandeira Melo”, ao Vulto Estadual “Josué Cláudio de Souza Filho” e ao Vulto Nacional “Carlos Zamith”. Ainda no dia 1º de setembro, logo que encerrada a cerimônia no Ceti Áurea Braga, a pira cívica será conduzida pelo Corpo de Bombeiros até a Ponta Negra, onde será fixada e exposta até o dia 7 de setembro.

5 de Setembro – No dia em que se comemora a Elevação do Amazonas à categoria de Província (5 de setembro) as atividades serão iniciadas às 8h, na Praça da Saudade (centro de Manaus) com a homenagem póstuma ao primeiro presidente da Província do Amazonas: João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha. Durante a homenagem estarão presentes 400 representantes das seguintes corporações: Marinha, Exército, Força Aérea, Polícia Militar, Guarda Metropolitana e Corpo de Bombeiros. Também participarão das atividades representantes da Maçonaria, gestores das escolas da rede pública, autoridades do Estado e comunidade em geral.

Na sequência, às 17h, no Centro de Convenções (Sambódromo) será realizado o tradicional desfile cívico escolar, que este ano reunirá mais de 15 milestudantes de escolas públicas e militares de Manaus, além de entidades educacionais e sociais. A programação do desfile terá como base o tema da Semana da Pátria e do Amazonas – “Semana da Pátria de Amor e Esperança ao Amazonas” – onde estudantes de todas as zonas da cidade de Manaus apresentarão painéis ilustrativos ressaltando o valor dos recursos naturais, programas educacionais e projetos sociais desenvolvidos no Estado do Amazonas.

7 de setembro – No dia 7 de setembro, data em que se celebra a Independência do Brasil, será realizada no Centro de Convenções (Sambódromo), às 9h, o tradicional Cívico Militar reunindo as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), a Policia Militar e o Corpo de Bombeiros. O desfile será precedido, às 8h, pela apresentação das Bandas do Comando Militar da Amazônia (CMA), Polícia Militar e do7º Comando Aéreo Regional (Comar), seguido de Desfile Aéreo.

Seguindo a programação, às 17h, na Ponta Negra, ocorrerá a cerimônia de “Abafamento do Fogo Simbólico”, encerrando oficialmente a Semana da Pátria e do Amazonas.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.