Governador José Melo destaca potencial de atração de investimentos da ZFM durante inauguração de nova fábrica em Manaus

Segundo Melo, a Zona Franca de Manaus passa por um momento ímpar, bem como está acabando a guerra fiscal entre os estados
Segundo Melo, a  Zona Franca de Manaus passa por um momento ímpar, bem como está acabando a guerra fiscal entre os estados
Segundo Melo, a Zona Franca de Manaus passa por um momento ímpar, bem como está acabando a guerra fiscal entre os estados

MANAUS – Com a meta de quadruplicar a produção da fábrica em Manaus e ampliar a participação regional no faturamento do grupo no Brasil, a 3M inaugurou sua nova matriz industrial na capital do Amazonas nesta quarta-feira, 2 de novembro, com a presença do governador José Melo, empresários e funcionários da empresa. Após o investimento da ordem de US$ 100 milhões, um dos maiores no país nos últimos anos, a multinacional anunciou que vai abrir na unidade amazonense linhas na área de injeção plástica e produtos de saúde.

jose-melo-nova-fabrica-inauguracao-4Ao lado de diretores da empresa, José Melo visitou a fábrica onde mais de 180 funcionários trabalham e disse que a ampliação de investimentos do grupo em Manaus acompanha o cenário de grande confiança no potencial do modelo de incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus, mesmo diante da crise econômica. A prorrogação dos incentivos até 2073 e a exclusividade na tributação diferenciada do ICMS para as indústrias devem ajudar a fortalecer o modelo junto ao empresariado, avaliou o governador.

jose-melo-nova-fabrica-inauguracao-1“Os empresários planejaram, analisaram o mercado brasileiro no futuro, sabem que a economia brasileira vai voltar a crescer e investiram em um momento olhando na frente. A Zona Franca de Manaus passa por um momento ímpar. Está acabando a guerra fiscal entre os estados. Olhando isso e mais 56 anos de isenção fiscal da Zona Franca dá ao empresário a certeza que pode vir maturar seu dinheiro. Eu tenho recebido muitas visitas de empresários e investidores interessados no Amazonas. Interessados na atividade fabril e em outros nichos como a produção de peixe em cativeiro”.

jose-melo-nova-fabrica-inauguracao-3Com sete unidades no Brasil, a multinacional aposta forte no Amazonas, afirmou o presidente da 3M no país, Jorge Lopes. A fábrica na capital amazonense é responsável por 11% da produção do grupo no país, que, no ano passado, faturou de R$ 3,6 bilhões. “Em nosso plano estratégico vemos grande potencial de crescimento no Brasil e no Amazonas. Aqui, em Manaus, queremos trazer novas tecnologias, fabricar novos produtos não só para o mercado brasileiro, mas para outros países. Estamos agora em processo de definição de quais itens serão fabricados aqui. Manaus tem 11% da nossa produção total. Tivemos êxito em aumentar o tamanho com uma meta de crescer”, ressaltou Lopez.

jose-melo-nova-fabrica-inauguracao-2Instalada na rodovia AM-010, que liga Manaus a Itacoatiara, a nova fábrica atende ao plano de ampliação do parque fabril. A previsão é que nos próximos cinco anos o número de funcionários salte de 180 para 400, segundo a empresa. Atualmente, são produzidos de quatro divisões de negócios e 15 linhas, entre eles Post-Its, filtros de privacidade, fitas para fechamento de caixa e fitas isolantes.

A inauguração da fábrica contou com a presença da superintendente da Suframa, Rebeca Garcia, do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, Antônio Silva, e do diretor-presidente da 3M em Manaus, Afonso Chaguri.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.