Manaus, AM – O governador do Amazonas, José Melo, vistoriou neste sábado, 30 de julho, o andamento de obras de infraestrutura e de saúde do governo. Com a agenda movimentada, ele visitou o canteiro de obras da avenida das Flores e ainda as instalações do novo acelerador linear, que será utilizado em procedimentos de radioterapia na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) e que deve entrar em funcionamento já na segunda quinzena de agosto.
Durante a visita à FCecon, Melo disse que além de aumentar a oferta de tratamento oncológico no Amazonas, o novo acelerador linear vai possibilitar um aumento no número atendimentos e diminuir as filas de espera, com humanização dos serviços.
“No nosso governo a proposta é ampliar cada vez mais a oferta de serviços de excelência dentro da saúde no Amazonas. Para isso, além do acelerador, também estamos providenciando a compra de outros equipamentos para melhorar o serviço de radioterapia”, afirmou.
Segundo ele, a previsão é que em 2017, a fundação receba um segundo acelerador, este oriundo de recursos federais. “Com a chegada de mais um equipamento, a FCecon, considerada um hospital de referência no diagnóstico e tratamento do câncer na Amazônia Ocidental, ampliará a oferta de radioterapia através da tecnologia de ponta e estará preparada para absorver a demanda crescente futura”, explicou.
Diariamente, a FCecon realiza cerca de 190 sessões de radioterapia, número que representa cerca de 30% dos atendimentos feitos no hospital. Só em 2015, foram registrados 55,2 mil procedimentos de radioterapia, uma média de 4,6 mil ao mês.
Avenida das Flores
Ainda na manhã de sábado, José Melo inspecionou o andamento das obras da Avenida das Flores que, ainda no mês de junho, teve a liberação de 6,5 quilômetros do trecho quatro, localizado entre a rua 7 de Maio, na zona norte, até a AM-010.
Na ocasião, o governador ressaltou os benefícios que a inauguração do trecho trouxe para a população. “Nós garantimos maior mobilidade para moradores de diversos bairros como Cidade Nova, Santa Etelvina e João Paulo. Assim, nós conseguimos dar mais fluidez e desafogar o trânsito na capital”, disse o governador.
Para a conclusão da obra do trecho 4, está interditado desde o dia 11 de julho – por um prazo de 360 dias, o trecho que dá acesso ao Conjunto Carlos Braga. Nele, estão sendo realizados de serviço de drenagem, reforço de base, sub-base e asfalto, bem como a trincheira que dará acesso pela avenida Margarita.
Com investimento de R$ 244,4 milhões e 11,1 km de extensão, a Avenida das Flores, mais os 6,2 km da Avenida das Torres, será o maior corredor de ônibus de Manaus.
A via terá duas mãos de fluxo com um canteiro central e três faixas para circulação de veículos em cada lado, sendo uma delas em cada via reservada para o corredor exclusivo de ônibus.
Amazonianarese-Secom