Gloriosa encenação de “O Glorioso” emocionou uma multidão no Largo de São Sebastião

26-12gloriManaus – Um público estimado em setenta a oitenta mil pessoas lotou todas as dependências do Largo de São Sebastião na noite de ontem (Natal) para assistir e aplaudir a gloriosa encenação teatral de “O Glorioso”, com a participação direta de mais de 4 mil pessoas, entre atores, músicos, figurinistas, roteiristas, e técnicos, realizado pelo Governo do Estado, através a Secretaria do Estado da Cultura.

O espetáculo que foi levado para o mundo pelo Amazonsat, teve mais de duas horas de duração, provocando reações de alegria e orgulho na platéia, composta de pessoas de todas as idades.

O espetáculo de Natal ‘Glorioso – contou com riquezas de detalhes uma história Clássica de Natal’, num grandioso palco ao ar livre armado estrategicamente no Largo São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas, centro histórico da cidade.

Neste ano, o concerto homenageou o dramaturgo e diretor de teatro Américo Alvarez, ícone da cultura amazonense dos anos 60.

Além de “O Glorioso”, o público ainda foi presenteado como uma espetacular queima de fogos de artifício, que durante mais de 20 minutos iluminaram o céu do entorno do Teatro Amazonas, um dos mais belos do Brasil.

Os custos para a produção do grandioso espetáculo, ainda não foram divulgados pela Secretaria da Cultura.

Homenagem ao Vovô Branco

“É a primeira vez que homenageamos alguém importante para a cultura do Amazonas. Américo foi muito importante para nosso teatro e escolhemos homenageá-lo no ‘Glorioso’, visto que é um grande evento que dá espaço e vez para os artistas locais”, disse o secretário de Cultura do Estado (SEC), Robério Braga.

26-12glori1Com 1.300 técnicos, tanto locais quanto da Disney e da Broadway, Robério destacou que o espetáculo acrescenta bastante ao Estado. “As pessoas costumam dizer que os técnicos dos Estados Unidos vêm ensinar os daqui do Amazonas. Mas eles vêm aprender também”, disse.

Para o espetáculo, foram montados três palcos, sendo um deles com 200 metros quadrados, segundo a SEC.

Cantores locais

Tudo começou as 19h, mas antes das catracas abrirem, a partir das 15h, muita gente já aguardava para reservar seu lugar na plateia. Quem chegou cedo, mesmo com a chuva, pode conferir o show ‘Estrelas do Amazonas’, com cantores como Zezinho Correa, Nunes Filho, Márcia Siqueira, Cileno, entre outros, e contou com a participação da Amazonas Jazz Band.

Alta Tecnologia

O espetáculo associa o clássico à tecnologia e uma nova forma de contar a história, com balé, show pirotécnico, efeitos especiais, projeções na fachada do teatro em 3D, e uma trilha sonora composta especialmente para a noite, pelo maestro e compositor norte-americano Joe Alfuso, 58, que, durante a apresentação, regeu duas orquestras dentro do Teatro Amazonas, a Filarmônica e a Experimental. “A música é cinematográfica, de grande escala. Mas que além de tudo é a música de fundo contando uma história. Ela foi criada para isso”, disse o norte-americano.

Durante os 90 minutos de “Glorioso”, o público apreciou clássicos de Natal, como “O Holy Night”, a tocante “Prayer”, verdadeira oração ao amor e à fé, “First Noel”, entre outras canções tradicionais natalinas.Trinta minutos de show contaram com peças inéditas.

26-12glori2No espaço reservado para o público, as famílias aproveitaram o feriado para passear e curtir a apresentação especial. Como foi o caso de Elizângela Ferreira, de 33 anos, que foi para ver o filho se apresentar. Conferindo pela segundo vez o espetáculo, ela destaca o que o evento representa. “Acho importante a realização desse espetáculo, porque ele reúne a sociedade manauara para celebrar o Natal. É segunda vez que eu venho. Achava que era um simples concerto, mas desde a primeira vez me encantei”.

A aposentada Maria de Nazaré Rocha, de 81 anos, está encantada com a movimentação de pessoas devido a atração. “É o quarto ano que venho. É bom que movimenta a cidade. Precisamos de mais eventos que valorizem os artistas locais”, disse.

O espetáculo

Este ano, ‘Glorioso’ homenageou Américo Alvarez, um dos ícones da cultura amazonense dos anos 1960. Conhecido como ‘Vovô Branco’, o dramaturgo atuou como professor, diretor, ator e foi um dos principais incentivadores do teatro e da arte naquela época.

26-12glori3No espetáculo, ‘Vovô Branco’ será um produtor teatral que escolheu Manaus como cenário de seu espetáculo de Natal. Ele terá a função de sensibilizar Lucas, um menino que ainda não foi tocado do espírito do Natal. A produção é inédita e tem direção de Robbie Mackey, reconhecido diretor musical americano.

Amazonianarede

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.