Gamma encerra sua participação no Outubro Rosa

Gamma
Gamma
Manaus – O Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (Gamma) realizou, nesta sexta-feira, 26 de outubro, no Ambulatório da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), o encerramento das atividades programadas para o Outubro Verde e Rosa, ocasião em que comemorou também o aniversário de três anos da organização não governamental, que possui, atualmente, cerca de 50 colaboradoras voluntárias.

Embora o movimento símbolo do combate ao câncer de mama seja conhecido mundialmente como Outubro Rosa – que no Amazonas é coordenado pela FCecon, por meio do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC) -, o Gamma inseriu a palavra “Verde” para definir o conjunto de atividades realizadas no mês, já que as cores oficiais da ONG são o verde e o rosa.

Durante o evento de hoje, além da leitura de mensagens de estímulo à luta contra a doença, a presidente do Gamma, Oriona Ohse, aproveitou a ocasião para parabenizar a direção do hospital pelos 38 anos de fundação da instituição, comemorado no último dia 24. Oriona, que é paciente da FCecon há 12 anos, falou da importância da prevenção a doença e doou, durante o evento, próteses artesanais produzidas por ela mesma, além de próteses mamárias de silicone, fruto de doação.

Otimista, ela comemorou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Gamma com convidados do grupo Amigos da Saúde – que auxilia no atendimento a pacientes com base na política de humanização do SUS (Sistema Único de Saúde) -, e integrantes do Godllywood, da Igreja Assembléia de Deus, que além de apresentação musical com cânticos religiosos, também passaram mensagens de apoio a cerca de 200 pacientes e acompanhantes presentes na comemoração. Ao final, houve distribuição de lanche e brindes.

Encerramento oficial

O Outubro Rosa será encerrado oficialmente na próxima terça-feira, dia 30, com uma “pedalada” realizada pelo grupo ciclístico Pedala Manaus. A concentração ocorre às 19h, no Parque dos Bilhares (avenida Constantino Nery), com saída programada para 20h. Será percorrido um trecho de 14 quilômetros, até o igarapé do Mestre Chico, próximo à área central de Manaus.

(Por:Agecom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.