Fundação Alfredo da Matta realiza ação de saúde na Fazenda Esperança, neste sábado

Manaus – A Fundação Alfredo da Matta (Fuam), órgão do Governo do Amazonas, realiza neste sábado (4), na Fazenda Esperança “Dom Gino Malvestio” (localizada no Km 14, da BR-174) uma ação de saúde voltada para os 100 pacientes internos do setor masculino da instituição.

Durante a atividade serão ofertados exames dermatológicos e testes rápidos para diagnóstico de Sífilis, HIV e Hepatites B e C.

O diretor-presidente da Fuam, Carlos Alberto Chirano, destaca que a atividade faz parte dos esforços para ampliar o diagnóstico precoce destas doenças, inclusive com o recurso dos testes rápidos. “Estes testes estão disponibilizados na rotina de atendimento da unidade, mas é importante ampliar o alcance do serviço e parcerias como esta que estamos realizando com a Fazenda Esperança são estratégicas nesse sentido”, afirmou Chirano.

O diretor ressalta também que a Fuam é a unidade de referência da rede estadual de Saúde, para o tratamento de doenças de pele infectocontagiosas, como é o caso da Hanseníase. “O diagnóstico precoce da doença e o pronto encaminhamento do paciente ao início do tratamento são fundamentais para o controle da enfermidade”, frisou Chirano.

A ação programada para a Fazenda Esperança inclui, além da realização dos exames, o trabalho de aconselhamento. “É o momento que antecede a realização dos testes laboratoriais e envolve orientações de profissionais médicos, psicólogos e assistentes sociais aos pacientes, sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), comportamentos de risco e educação sexual”, explica Goretti Bandeira, gerente de laboratórios da Fundação Alfredo da Matta.

Goretti informa que a parceria entre Fuam e Fazenda Esperança começa com esta ação do sábado e se estenderá à rotina da Fundação, com atendimento aos pacientes em processo de admissão na Fazenda Esperança e seus familiares. “Antes de ser admitido na Fazenda, os pacientes precisam fazer alguns exames médicos e a Fuam dará apoio em suas áreas de atuação. A proposta é oferecer exames importantes para pessoas que, devido à dependência química, se enquadram em comportamentos de risco à saúde”, diz a gerente.

A Fazenda Esperança é uma instituição sem fins lucrativos, que há 12 anos realiza, em Manaus, ações para recuperação de dependentes químicos.(Agecom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.