Fórum de Discussão para a reabertura da BR-319 deve reúnir mais de 20 entidades no Crea-AM

Fórum de Discussão para a reabertura da BR-319 deve reúnir mais de 20 entidades no Crea-A

Evento acontece na manhã desta segunda-feira (25), às 9h, na sede do Crea-AM, em Manaus

Manaus, AM – O Fórum de Discussão Permanente da Reabertura da BR-319 vai reunir cerca de 20 entidades, entre instituições públicas e privadas, associações e sociedade civil, nesta segunda-feira (25), às 9h, no Auditório Arly Barbosa, na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM).

O objetivo é que o debate contribua com informações técnicas e propostas que resultem em ações práticas para a plena recuperação da rodovia.

“A recuperação da rodovia passa pelo trabalho da engenharia. Por isso, a importância do Crea sediar um evento como este e dar sua contribuição para o debate”, analisou o presidente do Crea-AM, engenheiro Afonso Lins.

Numa extensão de aproximadamente 876,80 km, a BR-319 é a única ligação rodoviária e de extrema importância para a região Norte, permitindo e integrando os Estados do Amazonas, Rondônia e Roraima com o restante do País.

Além das cidades de Manaus e Porto Velho, a rodovia abrange os municípios de Careiro do  Várzea, Careiro Castanho, Manaquiri, Autazes, Manicoré, Tapauá, Lábrea, Humaitá e Canutama.

Atualmente, são licenciados os segmentos: km 0,00 – km 177,80, km 177,80 – km 250,00 e km 655,70 – km 877,40, com um contrato em andamento para a execução dos serviços de manutenção/conservação, um processo de manutenção e recuperação de áreas degradadas e um processo em Licitação na modalidade de Pregão Eletrônico para a contratação de empresa para execução dos serviços de manutenção/conservação.

O segmento não licenciado está compreendido entre o segmento: km 250,00 e km 655,70, e é conhecido como “Trecho do Meio”, com 405,70 km de extensão.

No segmento não licenciado, encontra-se em andamento somente as intervenções de serviços de manutenção/conservação, não existe as Obras de Pavimentação, o qual está no aguardo da emissão, pelo IBAMA, do Licenciamento Ambiental.

A ligação entre Manaus e Porto Velho proporcionará conexão aos sistemas rodoviários dos países vizinhos, tais como Colômbia, Peru e Bolívia, posto que alguns deles já alcançaram a fronteira do Brasil

Esse sistema da BR-319, juntamente com o de hidrovias irá unir o interior da região amazônica às costas do Caribe, do Atlântico e do Pacífico, se completando com a rodovia, sendo tributários do “Grande Cinturão de Desenvolvimento do Norte da América do Sul.

” A BR-319 é um importante elo, desse sistema intermodal e relevante, constituindo a única ligação terrestre/rodoviária entre Manaus/AM e o restante do Brasil, ressaltando, também, que a mesma faz a intermodalidade com a hidrovia do Rio Madeira e o Rio Amazonas.

Amazoninarede-Assessoria

 

 

 

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