
Manaus – Na madrugada deste sábado de feriadão, o Detran-AM, realizou uma operação para retirar os bebuns de circulação, fazendo valer o cumrim3nrto da Lei Seca e flagrou 107 motoristas ao colante após a ingestão de bebidas alcoólicas, por isso foram autuados e retirados de circulação na madrugada. A blitz ocorreu na Avenida do Turismo.
De acordo com os dados do Detran-AM, 12 pessoas que conduziam veículos estavam sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O Departamento informou também que flagrou 26 adolescentes ao volante. Ainda conforme o balanço, houve 33 casos de pessoas que se recusaram a fazer o teste do bafômetro. Elas assinaram termo de recusa.
O órgão informou que o reforço na fiscalização ocorrerá até a madrugada de terça-feira (13). Equipes vão atuar em vias urbanas e rodovias para coibir infrações no trânsito da capital durante o feriado.
Lei Seca As regras da Lei Seca consideram ato criminal quando o motorista é flagrado dirigindo com índice de álcool no sangue superior ao permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito: 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido ou 6 decigramas por litro de sangue.
Nesse caso, a pena é de detenção de 6 meses a 3 anos, multa e suspensão temporária da carteira de motorista ou proibição permanente de obter a habilitação.
Condutores autuados por esse tipo de infração pagam R$ 1.915,40 de multa, perdem 7 pontos na carteira e têm a CNH apreendida. O valor é dobrado caso o motorista tenha cometido a mesma infração nos 12 meses anteriores.
Se o bafômetro registrar um índice igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, mas abaixo do 0,34 permitido pelo Código de Trânsito, o condutor é punido apenas com multa.
No exame de sangue, o motorista será multado por qualquer concentração de álcool, e pode ser preso se tiver mais de 6 decigramas de álcool por litro de sangue.
Amazonianarede