Manaus, AM – Uma fiscalização realizada pela Vigilância Sanitária do Município (Visa Manaus) e Delegacia do Consumidor (Decon), nesta terça-feira (18), resultou na apreensão de 900 kg de produtos alimentícios. De acordo com órgão, as mercadorias já estavam fora do prazo de validade desde os anos de 2012 e 2013. Uma empresa de conservação e distribuição de alimentos foi interditada. O estabelecimento fica localizado no bairro Raiz, Zona Sul da capital. Segundo a Visa Manaus, produtos alimentícios como carne de hambúrguer, empanados de frango, polpas de frutas e batata foram apreendidos.
A empresa foi notificada pelas irregularidades encontradas. O estabelecimento deverá ainda receber multa de até 400 Unidade Fiscal do Município (UFMs). Cada UFM equivale R$ 83,78.
De acordo com os fiscais, os produtos apreendidos serão inutilizados e encaminhados ao aterro sanitário, localizado na Km 19 da AM-010, para o correto descarte.
Nas dependências da distribuidora de alimentos, os fiscais encontraram um caminhão-baú inadequado para o transporte de alimentos. “A falta de refrigeração correta pode comprometer a qualidade dos produtos, inclusive durante o transporte da distribuidora até os estabelecimentos de venda ao consumidor. Todos devem estar alerta e verificar o prazo de validade no ato da compra”, disse o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, por meio de assessoria.
Amazonianarede-Semcom