Final da Copa das Confederações foi no Bumbódromo em Parintins

No último dia do 48º Festival Folclórico de Parintins, os fãs dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido acompanharam neste domingo, 30 de junho, o jogo entre Brasil e Espanha pela final da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013™. Em clima de decisão, aproximadamente 10 mil brincantes assistiram a transmissão ao vivo no Bumbódromo da cidade de Parintins (a 369 km de Manaus) em um telão de LED de 40m².

Para o aposentado Benedito Teixeira, 67 anos, natural de Parintins e torcedor do boi Caprichoso, assistir ao jogo de dentro do Bumbódromo foi emocionante. “Todos os anos acompanho o Festival e esta é a primeira vez acontece algo deste tipo por aqui. Estou impressionado com a agitação das pessoas, parece que estou no Maracanã”, vibrou Benedito confiante também na vitória azul e branca.

Segundo o autônomo Miguel Nunes, 40, que está pela primeira vez na Ilha Tupinambarana, como é conhecida a cidade, a final da Copa das Confederações já transmite a expectativa do que será o Mundial de 2014. “Tenho orgulho por Manaus, minha terra, ser Sede da Copa e ver essa torcida já trazendo uma sensação do que podemos esperar para o próximo ano. Estou ansioso para ver os jogos na minha cidade e, quem sabe, também acompanhar ao vivo no Bumbódromo ano que vem”, afirmou o brincante do boi Garantido.

O evento de transmissão pública (public viewing) da competição foi realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (SEC), com apoio da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP COPA). “O Festival Folclórico de Parintins é o maior evento público do Amazonas fora de Manaus, por isso o Governo do Estado o considera como um evento-teste para a Copa do Mundo”, explicou o coordenador da UGP COPA, Miguel Capobiango Neto. Ele acrescentou que a animação das torcidas dos bois mostra o calor que o amazonense vai levar para a Arena da Amazônia.

O município tem 102 mil habitantes e recebe cerca de 70 mil visitantes de todo o Brasil e do exterior para prestigiar a festa dos bois-bumbás, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho neste ano. “O público que assiste e participa do festival gratuitamente entra no Bumbódromo no início da tarde, onde permanece até o começo da festa, as 20h. Torcer para a seleção no Bumbódromo será uma experiência muito interessante para todos nós”, disse o secretário.

Exibição Pública – Durante a Copa das Confederações, várias capitais brasileiras, especialmente as Sedes da competição, realizaram eventos de transmissão pública dos jogos. Em Brasília (DF), a transmissão foi realizada na Esplanada dos Ministérios; em São Paulo (SP), o público prestigiou os jogos no Vale do Anhangabaú, tradicional pela transmissão da Copa; em Salvador (BA), o evento ocorreu no Pelourinho; em Fortaleza (CE) o jogo foi transmitido no aterro da Praia de Iracema. A capital carioca transmitiu os jogos no Terreirão do Samba, no centro da cidade, e em Belo Horizonte (MG) o evento foi realizado na Lagoa da Pampulha. Em todos os locais, além de futebol houve atrações culturais.

Palco cultural – Além de public viewing, as Sedes da Copa do Mundo em 2014 também realizarão a FIFA Fan Fest™, um evento gratuito que busca promover a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ nas doze Sedes e ampliar o clima festivo da Copa nas cidades. A Fan Fest acontecerá dos dias 15 de junho a 16 de julho, quando serão transmitidos todos os jogos do mundial e também serão realizados shows nacionais e regionais. Em Manaus, a FIFA Fan Fest™ será realizada no Parque Ponta Negra, zona oeste, e será organizada pela Prefeita de Manaus com apoio do Governo do Estado.

(Agecom) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.