Festa do trabalhador na Ponta Negra, terá esquema especial de segurança e transporte

Manaus – A festa em homenagem ao trabalhador, nesta quarta-feira (1º/05), na Ponta Negra, terá um esquema especial de transporte coletivo e de controle de trânsito.

De acordo com a Prefeitura de Manaus, apoiadora do evento, cerca de 50 mil pessoas são esperadas, nos festejos do primeiro de maio, na Ponta Negra, zona Oeste da cidade.

No local acontece, ainda, uma ação integrada para garantir a segurança de quem vai participar da festa. Serviços de saúde e limpeza também se estendem a toda a cidade, no feriado.

Na Ponta Negra, a partir das 8h, estão programadas atividades esportivas e de lazer. À tarde, começam as atrações musicais, com bandas locais, e ainda, o sorteio de duas motos e um carro. A festa está programada para terminar às 17h.

A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (Semtrad) fechou parceria com as Centrais NCST-AM/RR, UGT-AM e Força Sindical.

Segurança

Embora a Ponta Negra continue interditada para os banhistas, a Guarda Municipal atuará em parceria com a Polícia Militar, ambas com efetivo reforçado, fazendo uma revista, em todas as pessoas que busquem acesso à praia.

O procedimento é a principal estratégia da ação integrada entre órgãos municipais e estaduais, para evitar brigas e consumo de álcool, por menores, no local.

Outros órgãos que compõem a ação integrada são o Conselho Tutelar, Juizado da Infância e Juventude além das secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Planejamento Urbano (Implurb), Transporte Urbano (SMTU) e Manaustrans.

Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (Semsa) informa que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU–192), vai funcionar em plantão de 24 horas para atender a população.

Na Maternidade Moura Tapajóz, localizada na Compensa, zona Oeste, o atendimento segue normal, sem nenhuma alteração.

Já as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF’s), Policlínicas e Unidades de Saúde Ambulatoriais (USA’s) vão suspender o funcionamento, retornando o atendimento na quinta-feira, dia 02 de maio.

Limpeza

Durante o feriado, o serviço de coleta domiciliar de lixo não vai sofrer alterações, seguindo o cronograma normal, em toda a cidade.

Aproximadamente 200 agentes da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), estarão executando serviços de varrição nas principais ruas e avenidas da cidade e em todo complexo de lazer da Ponta Negra.

Nos bairros do Zumbi na zona leste, e no de Santa Etelvina, na zona Norte, onde esta semana iniciaram mutirões de limpeza, a Semulsp fará a remoção mecânica do lixo gerado pelas ações.

Defesa Civil

A Defesa Civil Municipal vai estar com expediente normal, realizando atendimentos, durante todo o dia. Solicitações e ocorrências que venham ser registradas, por meio do telefone de emergência 199, serão prontamente atendidas e monitoradas.

Ambulantes

A Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempab) vai contar com dez fiscais, que vão orientar e organizar ambulantes que forem ao local.

A Sempab não permitirá a presença de ambulantes na área da festa. Quem for ao local para comercializar algo, deverá ficar próximo a Avenida do Turismo.

Espeto de churrascos e garrafas de vidro não serão permitidos.

Trânsito e transporte

Uma pista da avenida Cel. Teixeira, no sentido praia/centro, vai ser interditada e, para dar mais segurança aos usuários de coletivos, haverá uma área exclusiva de desembarque de passageiros.

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), vai mobilizar um efetivo de 50 agentes de trânsito, das 8 às 18 horas.

Sessenta e oito coletivos estão reservados para transportar passageiros que queiram participar da Festa do Trabalhador.

A SMTU reservou uma área na Alameda Arábia, próximo ao acesso para a Marina do Davi, exclusiva para desembarque de passageiros do transporte coletivo.

O embarque também vai ter áreas específicas no calçadão da avenida Cel. Teixeira, no trecho do sentido praia/centro. Fiscais da SMTU vão fiscalizar a operação das linhas e as áreas de embarque e desembarque de passageiros.

Vão estar circulando as seguintes linhas, neste 1º de maio:

LINHAS:
678 – T4/T5/V8/Ponta Negra – 17 coletivos
542 – Ouro Verde/Tefé/T2/Ponta Negra – 20 coletivos
120 – Ponta Negra/ T1/Centro – 12 coletivos
126 – Sipam/Ponta Negra/T1/Centro – 9 coletivos
450 – T3/Redenção/Ponta Negra – 10 coletivos

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.