Fernando Henrique Cardoso é imortal da ABL

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, 82 anos, é o novo integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele foi eleito na tarde de hoje para ocupar o lugar do jornalista João de Scantimburgo, que morreu em março, na cadeira de número 36. O ex-presidente recebeu 34 votos do total de 39. Outras dez pessoas concorriam com Fernando Henrique. O resultado confirmou o favoritismo de Cardoso.

Ele é o terceiro presidente a fazer parte da ABL. Outros chefes de governo imortais são Getúlio Vargas e José Sarney. “Essa eleição é um ato de respeito da Academia Brasileira de Letras à inteligência brasileira. A grande obra de Fernando Henrique Cardoso de sociólogo e cientista dá ainda mais corpo à Academia”, afirmou o ex-presidente da ABL, Acadêmico Marcos Vinicios Villaça, logo depois da eleição, ainda no Petit Trianon.

Perfil

Sociólogo, Cardoso é professor emérito da Universidade de São Paulo (USP). Já lecionou nas universidades de Stanford, Berkeley e Brown, nos Estados Unidos, Cambridge, no Reino Unido, Paris-Nanterre, Collège de France e Maison des Sciences de L’Homme, na França, FLACSO e ILPES/CEPAL, em Santiago do Chile, bem como na Universidade do Chile.

(Correio Braziliense) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.