Farinha de Pupunha será o 1º produto comercial a ser lançado pelo INPA

(Amazonianarede – Inpa)

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), que tem um elenco de pesquisas cientificas prontas em quase 60 anos de atividades, está preparando paraa dezembro o seu primeiro lançamento comercial no Amazonas, com o aproveitamento de frutas regionais.

Segundo a pesquisadora Rosangela Bentes, o furot que vai inaugurar essa nova fase nos trabalhos do INPA será a tradicional pupunha, através da chamada Farinha de Pupunha, integral e altamente nutritiva e com sabor muito agradável, garante a pesquisadora.

Purificador de água

A outra novidade comercial do Inpa é um aparelho que purifica água utilizando raios-ultravioleta. O diferencial deste purificador é que ele não usa energia elétrica.

Essas são apenas duas novidades que ‘brotam’ dos laboratórios do instituto e farão companhia a muitas outras. Há previsão de lançamento de diversos cosméticos e alimentos produzidos a partir da zerumbona (substância extraída de gengibre amargo). Rosângela disse os produtos a base de zerumbona chegarão às prateleiras durante o ano de 2014.

A comercialização de produtos originados a partir de pesquisas do Inpa só foi possível com a regulamentação da Lei de Inovação Tecnológica, em 2004. Entretanto, desde 1996 o instituto recebe pedidos de registro de patentes para gerar produtos.

A lei facilitou a transferência de tecnologia para empresas privadas dispostas a investir na comercialização do resultado de pesquisas. Esta facilidade resultou no uso de pesquisas para gerar, de fato, produtos.

O setor de inovação tecnológica do Inpa dispõe de uma incubadora de empresas e orientação sobre registros de patente. As empresas interessadas no assunto podem contatar o Ceti.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.