
Amazonas – A fapeam, reuniu os vencedores do 7º Premio de Jornalismo Cientifico para a entrega dos prêmios aos vencedores, nas duas categorias. A solenidade ocorreu na noite desta quinta-feira (24), no auditório da Samsung Ocean, localizado nas dependências da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas. Neste ano, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) recebeu 27 inscrições.
Ao todo, sete jornalistas disputaram o prêmio em quatro categorias: Impresso, Internet, Audiovisual e Fotojornalismo.
Vencedora na categoria Internet, a jornalista e editora do Portal G1 Amazonas Camila Henriques diz estar honrada com a conquista. “Sinto-me muito feliz por esse prêmio, pois muitos jornalistas que admiro já ganharam. O fato de eu e meu companheiro de trabalho, Leandro Tapajós, estarmos recebendo os primeiros prêmios Fapeam do G1 AM é um sentimento indescritível, de muito orgulho”, disse Camila.
Publicada em maio de 2015, a matéria narra a trajetória dos japoneses na economia do Amazonas – desde a agricultura nos anos 1930 até a indústria dos tempos atuais. O material conta com vídeos e entrevistas com empresários, historiadores e economistas do estado.
O jornalista e também editor do Portal G1 Amazonas Leandro Tapajós venceu o prêmio Fapeam de Jornalismo Científico na categoria de fotojornalismo, pelas imagens da galeria “Nível do Rio Negro baixa mais de 4 metros durante seca, no AM”. O material, publicado em outubro de 2015, registrou barcos, casas e flutuantes que atracaram por conta da seca.
“Acho importante esse tipo de prêmio, porque valoriza tanto a produção jornalística como a científica. É de suma importância divulgar e apoiar a ciência. Em um prêmio que envolve a Internet, também é importante citar a questão da multimídia.
Hoje em dia, o jornalista tem que ser o mais multimídia e completo possível, para saber passar as informações das formas mais variadas, seja por foto, vídeo ou texto”, ressaltou Leandro, que também foi finalista da categoria internet.
Jornalisstas premiados
Internet: Camila Henriques
Impresso Jornal/Revista: Isabelle Valois
Audiovisual Reportagem: José Augusto
Fotojornalismo: Leandro Tapajós
Amazonianared-Bom Dia Amazonia