Falta de manutenção na rede pode estar entre as causas dos “apagões”

Entre o ano de 2012 e o primeiro semestre deste ano, a população de Manaus já foi obrigada a enfrentar cinco apagões no fornecimento de energia elétrica. Seja durante o dia ou a noite, a falta de luz causa transtorno em todos os setores.

As escolas já tiveram que suspender as aulas, por causa do calor e da escuridão, o comércio teve inúmeros prejuízos com a perda de produtos que precisam de refrigeração permanente e que está em sua residência sente também os problemas que o desabastecimento provoca.

Causas

A empresa concessionária do setor, Amazonas Energia, a cada vez que ocorre alguma queda no fornecimento, alega problemas naturais como as descargas elétricas na região onde está a UHB – Usina Hidrelétrica de Balbina.

Os cinco apagões registrados em menos de um ano, tiveram períodos de duração variados, mas alguns chegaram a deixar a população sem luz por até mais de um dia. Por conta desses problemas a empresa já recebeu multas que ultrapassam a casa dos R$ 20 milhões, em processos movidos por todos os órgãos de controle e defesa do consumidor.

Manutenção

O certo e visível à qualquer consumidor, é a falta de manutenção da rede (fotos) que distribui a energia para as casas, fábricas e estabelecimentos em geral. A reportagem do Portal Amazonianarede flagrou a situação em alguns pontos da cidade.

Na avenida Constantino Nery, uma das mais importantes da capital, a rede está praticamente toda tomada pelos galhos das árvores. Não existe serviço de poda ou proteção dos fios que muitas vezes ficam invisíveis e parecem sair de dentro dos galhos. A iluminação pública, cobrada na conta de luz todos os meses é outro serviço deficiente.

Algumas luminárias só deixam à mostra a parte onde fica a lâmpada. Com isso quem sofre e fica exposto ao risco de quedas no fornecimento de energia elétrica e prejuízos com a perda de produtos e queima de eletrodomésticos é, como sempre, o consumidor, que não sabe mais à quem recorrer.

(Amazonianarede – Sérgio Costa – Texto e fotos)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.