Manaus – Para chamar a atenção dos motoristas e evitar transtornos no trânsito, o Manaustrans, começou a pintura no asfalto, de faixas amarelas, rente aos meios-fios, nas ruas da capital, alertando sobre estacionamento.
O trabalho está sendo feito pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). A sinalização, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), complementa a proibição de estacionamento nas vias também sinalizadas com placas.
A Diretoria de Engenharia do Manaustrans iniciou o projeto das faixas complementares na Avenida Djalma Batista, em frente ao Plaza Shopping, e na Rua Comendador Clementino. As faixas também estão instaladas da Rua Lobo D’Almada e em áreas próximas aos camelódromos da Epaminondas e Miranda Leão, Centro.
A faixa amarela foi implantada recentemente na Alameda Cosme Ferreira, no trecho entre o Complexo Viário Gilberto Mestrinho até a Feira do Coroado, na zona Leste.
A sinalização tem o objetivo de enfatizar que a área é proibida para estacionamento de veículos, infração frequente na via, de acordo com as operações de rotina realizadas pelo Manaustrans.
Segundo o diretor de Engenharia do Manaustrans, Domingos Sampaio, a faixa amarela orienta ainda o condutor sobre os locais onde o estacionamento é permitido, enfatizando o que está nas placas.
A sinalização vai ser implantada, ainda, nos principais corredores de tráfego de Manaus, como as avenidas Autaz Mirim, na zona Leste; Noel Nutels e Francisco Queiroz, na zona Norte.
De acordo com o CTB, a desobediência à faixa amarela é considerada infração média, com quatro pontos na Carteira de Habilitação e multa de R$ 85,13. Cabe ainda como medida administrativa, a remoção de veículo.
Amazonianarede – Manaustrans