Manaus – A Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA) divulgou nesta quinta-feira, (11), o relatório do levantamento sobre a Avicultura de Postura Comercial no Amazonas, realizado a partir de visitas a avicultores e granjas.
Assim como com informações de órgãos que possuem relação com os avicultores: IDAM-ADAF, CONAB, Associação Amazonense de Avicultura, além de representantes comerciais, onde foram coletados dados da atividade de produção de ovos na região.
De todos os agricultores existentes na região foi decidido direcionar a pesquisa para os avicultores de Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Manacapuru e Manaus.
Dos 45 avicultores entrevistados, a pesquisa se direcionou à localização, área construída, fonte de fornecimento de insumos e pintos, controle sanitário, infraestrutura além da produção, e organização dos produtores.
Segundo o presidente da FAEA, Muni Lourenço, “o segmento da avicultura e produção de ovos vem desempenhando um papel altamente estratégico para nosso Estado, primeiro porque durante a maior parte do ano, o ovo de galinha é o único produto rural que temos autossuficiência, para atendimento ao mercado consumidor amazonense e além disso é a atividade que fornece o alimento mais barato para a população, que é o ovo, acessível a todas as camadas sociais.”
O relatório também revela a participação do segmento de produção de ovos em geração de emprego e o investimento em recursos em nível de granjas.
Amazonianarede – Assessoria – FAEA