Amazonas – Militares do 3° Pelotão Especial de Fronteira – Vila Bittencourt, do Exército Brasileiro apreenderam nessa sexta-feira (5) mais de 1.200kg de maconha do tipo ‘Skank’ na região de fronteira com a Colômbia.
A informação foi confirmada pelo Comando de Fronteira Solimões/8° Batalhão de Infantaria de Selva por meio de Nota do Comando Militar da Amazônia (CMA).
O carregamento do entorpecente foi apreendido por volta das 22h, em uma embarcação, na calha do rio Japurá, quando os militares do 3º PEF interceptaram uma embarcação colombiana que estava descendo o rio.
Tentando evitar a abordagem para a fiscalização, os traficantes fizeram vários disparos contra a tropa brasileira e tentaram evadir-se rio abaixo. No confronto, dois militares do Exército Brasileiro foram feridos com maior gravidade, e tiveram de ser levados para Tabatinga, onde foram hospitalizados. Segundo o Exército, eles não correm risco de morte.

Num vasculhamento realizado de imediato, a embarcação foi encontrada abandonada com o carregamento de entorpecentes. O CMA informou, ainda, que está sendo aberto um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as circunstâncias dos fatos.
Nesta manhã, o Exército realiza entrevista coletiva na sede do CMA, em Manaus, para falar sobre a apreensão da droga e sobre o estado de saúde dos militares feridos.
Ainda conforme o CMA, as ações de repressão aos ilícitos transfronteiriços prosseguem inalteradas, “reforçando o compromisso do Exército Brasileiro com o cumprimento de sua missão constitucional, 24 horas por dia, 7 dias por semana.”
Amaznianarede-RT