Exame detectou mais de 1200 pessoas com soro positivo em DST

Mais de mil soros positivos em Manaus em 2014
Mais de mil soros positivos em Manaus em 2014
Mais de mil soros positivos em Manaus em 2014

Manaus – Em 2014, quase 1.200 pessoas receberam a confirmação de que são portadoras de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids (DSTs/Aids), em Manaus.

Para a chefe do Núcleo de Controle de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Adriana Raquel de Souza, o número é preocupante e evidencia a importância das campanhas de conscientização sobre o teste rápido que detecta a doença. “O trabalho de prevenção e alerta é essencial para esclarecer a importância do teste”, disse.

Em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, a Semsa realizou, na última quinta-feira, uma abordagem noturna com foco na população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBT), além de profissionais do sexo com orientações de prevenção e sobre o diagnóstico precoce das DST/Aids.

Exame detectou mais de A ação se concentrou na Zona Leste de Manaus, onde os agentes da rede municipal de saúde ofereceram o teste rápido para HIV, distribuíram insumos de prevenção como preservativos femininos e masculinos, além de repassarem orientações sobre as formas de prevenção às DST’s.

Testes rápidos

Adriana Souza explicou que o teste de HIV oferecido nesta abordagem é um processo seguro, sigiloso e acessível, salientando que as unidades básicas de saúde da capital também oferecem este serviço durante o ano todo.

“A Semsa mantém a oferta de testes rápidos em 60 Unidades Básicas de Saúde e a população tem acesso aos serviços de forma ampla. A preocupação com relação aos casos de DST/Aids é muito grande, pois em 2014 foram registrados 1190 novos casos das doenças, um resultado justificado pelo acréscimo no diagnóstico”, disse Adriana Souza.

Amazonianarede-Semsa

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.