Estudiosos reúnem-se em Manaus para discutir novos rumos de pesquisas e tratamento da malária no Brasil

(Foto: Divulgação)

O maior encontro do Brasil voltado para profissionais e estudiosos da Malária começou nesta terça-feira (19), às 9h, no Caesar Business Manaus (avenida Darcy Vargas, nº 654, Chapada, zona centro-sul).

Trata-se da 13ª Reunião Nacional de Pesquisa em Malária, que aglutina mais dois eventos: a Reunião do Subcomitê de Terapêutica em Malária e a Reunião Técnica da Rede Malária.

Nesta terça, a programação será focada na Reunião do Subcomitê de Terapêutica em Malária. O evento é coordenado pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Saúde (Susam), e conta com apoio do Ministério da Saúde (MS), entre outros parceiros.

Os encontros reunirão um time de experts na área de pesquisa e tratamento da malária. A proposta é debater os estudos em andamento sobre a doença e definir novos rumos para a pesquisa. Também serão avaliadas novas propostas voltadas para a terapêutica da malária nas regiões onde há incidência da doença no Brasil.

Nesta terça-feira, das 9h às 18h, o Ministério da Saúde reunirá no Caesar Business o corpo técnico do Subcomitê de Terapêutica em Malária com a finalidade de definir ações, diretrizes e políticas voltadas para a área de drogas antimalária, destinadas ao tratamento da doença no país. O Subcomitê é formado por especialistas de todo o Brasil, dentre os quais, a diretora-presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim.

Na quarta-feira (20), das 8h30 às 16h, será realizada a reunião dos integrantes da Rede Malária, que tem o objetivo de promover a implantação e o fomento de uma rede inter-regional e interdisciplinar de pesquisas em Malária, como Subprograma Temático do Programa de Apoio aos Núcleos de Excelência.

Ainda na quarta-feira, será realizada a solenidade de abertura da 13ª Reunião Nacional de Pesquisa em Malária. A agenda de debates da 13ª Reunião seguirá até sábado (23). A cerimônia de abertura será marcada pela palestra “Novas Propostas do Programa Nacional de Pesquisa em Malária”, proferida pelo secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. O evento terá início às 19h30, no Salão Rio Solimões do Centro Cultural Palácio Rio Negro. Já as reuniões técnicas ocorrerão no Ceaser Business, na quinta, sexta e no sábado.

Pela terceira vez, Manaus será sede da 13ª Reunião Nacional de Pesquisa em Malária. Neste ano, a FMT-HVD conta com o apoio do Ministério da Saúde, da Susam, Organização Mundial de Saúde (OMS), do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Científico (CNPq), para realização do encontro.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.