Estudantes são estimulados para a prática saudável de cultivar hortaliças

(Reportagem: Paula Vieira)

O governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) vem incentivando alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Rodrigo Costa, para a prática saudável de cultivar hortaliças.

A expectativa é que eles possam produzir parte dos alimentos servidos na merenda escolar. E para despertar o interesse dos alunos o IDAM/Codajás realizou na última sexta-feira (18), uma excursão nas áreas de hortaliças dos agricultores familiares do ramal do Miuá, município de Codajás (distante a 240 quilômetros de Manaus).

Os trinta e cinco alunos que participaram da atividade conheceram de perto as técnicas para se trabalhar com as hortaliças. Na ocasião, eles tiveram a oportunidade de verificar as hortaliças mais cultivadas pelas famílias como a alface, couve, repolho, cebolinha, pepino, pimentão e coentro.

De acordo com o técnico agrícola da Unidade Local do IDAM/Codajás, Francisco Dantas, tivemos a preocupação de mostrar aos alunos todo o processo, desde o preparo das mudas até o plantio, assim como os sistemas de canteiro suspenso e casa de vegetação (sistema protegido). “A atividade vai proporcionar aos alunos um conhecimento mais amplo sobre a importância das hortaliças, onde eles poderão aplicar na horta escolar, que será instalada até o fim deste ano”, enfatizou.

Para o professor Neto, coordenador do projeto de horta escolar, é importante estimular os alunos para uma alimentação saudável, e porque não consumir um alimento produzido pelos próprios alunos. “Queremos resgatar as práticas agrícolas ensinadas nas escolas e principalmente, despertar o interesse dos alunos para os benefícios de uma boa alimentação”, explicou.

A excursão foi considerada produtiva pelos alunos, que já estão ansiosos para colocar em prática na horta escolar os conhecimentos aprendidos.

A excursão foi coordenada pelos professores juntamente com os técnicos do IDAM/Codajás.

Excursão – É um método planejado, em que se mostra e se explica, em um ou mais locais, a aplicação de técnicas e práticas existentes relacionadas à determinada atividade, a um grupo de pessoas com interesses comuns, que se desloca até onde existem tais experiências, visando adotá-las.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.