Estudantes com as maiores médias no PSC são homenageados pela Ufam

Estudantes Yasmim Bezerra e Raimundo Gomes

Estudantes Yasmim Bezerra e Raimundo Gomes

Amazonianarede – Agecom

Manaus – Nesta segunda-feira, 28 de janeiro, em evento realizado no auditório da Faculdade de Ciências Sociais, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) promoveu a cerimônia de premiação no qual receberam destaque os estudantes recém ingressos no ensino superior que alcançaram as maiores médias no último Processo Seletivo Contínuo (PSC).

Na ocasião foi enfatizado também o retrospecto dos alunos da rede pública estadual que conquistaram 56,6% das vagas oferecidas pela Universidade Federal do certame. Na solenidade, a reitora da Ufam, Márcia Perales, congratulou os jovens pela conquista e disse que a universidade espera desempenhar um papel determinante na formação e desenvolvimento de cada um.

Em nome do Governo do Estado, a secretária adjunta de Educação da Capital, Nazaré Vicentim, parabenizou os estudantes e seus familiares pela conquista e disse que o poder público estadual se orgulha de ter contribuído para o sucesso de cada um deles. “Nossas escolas e nossos professores foram determinantes para que eles alcançassem suas metas e com o entusiasmo redobrado, hoje estamos aqui para aplaudi-los pela conquista”, afirmou.

Entre os premiados estavam os estudantes Raimundo Gomes Reis, 17, que concluiu o ensino médio na escola estadual Patronato Maria Auxiliadora no município de Humaitá (localizado a 675 km de Manaus). Alcançando 207 pontos no PSC, ele obteve uma das primeiras colocações no curso de engenharia ambiental e se disse emocionado com a conquista e pela homenagem realizada pela universidade. “Embora tenha me preparado, fiquei surpreso com a colocação. Me esforçarei para corresponder às expectativas de meus familiares, amigos e professores”, revelou.

Raimundo atribuiu a boa pontuação no concurso à dedicação e ao apoio dos professores de sua escola. “Sabia que para atingir meu objetivo deveria abrir mão de muitas coisas e focar a minha meta. Para isso, como estratégia, eu passei a procurar os professores após as aulas para receber orientações e dicas e sempre fui atendido”, revelou Raimundo, acrescentando que muitos de seus amigos, estudantes da mesma escola, também foram aprovados em cursos como agronomia e fisioterapia.

Da capital, uma das muitas estudantes que recebeu destaque da Ufam foi Yasmim de Moura Bezerra, que concluiu os estudos no Colégio Militar da Polícia Militar, localizado no bairro de Petrópolis, zona sul de Manaus. Alcançando mais de 300 pontos, a jovem cursará Engenharia Civil e registrou a maior média alcançada por um estudante da rede pública da capital no último PSC.

Ela conta que seu maior objetivo é ingressar na concorrida Academia da Força Aérea Brasileira e que a entrada na Ufam foi consequência desta preparação. “Me empenhei muito no ano de 2012 e consegui a pontuação necessária para ingressar na UEA e também na Ufam. Fiquei surpresa por alcançar mais de 300 pontos no PSC, pontos estes que me qualificaram como uma das maiores médias da capital. Isso, por si só, é motivo de motivo de muito orgulho”, disse a jovem.

No evento realizado pela Ufam foram premiados os dez alunos que registraram as maiores médias na última edição do PSC. Os jovens premiados receberam troféus e passagens aéreas para participar de Congressos Científicos na área do curso no qual foram aprovados.

Destaque – Conforme registro, em 2013 a Ufam ofereceu 2.716 vagas em seu PSC, das quais 1.544 foram conquistadas por estudantes da rede pública estadual do Amazonas, o que representa 56,6% da oferta disponibilizada.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.