Estoque de sangue do Hemoam está baixo

(Amazonianarede – Hemoam)

Está baixo, quase em estado crítico o estoque de sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas ( Hemoam), fato que está preocupando a direção da instituição, que apela aos doadores já cadastrados e os que desejarem praticar esse nobre ato, compareçerem para a doação e com isso o estoque seja restabelecido.

Socorro Viga, chefe do Departamento de Sangue, salientou que nesta semena apenas 120 doadores compareceram diariamente, o que segundo ela é muito pouco, até pelo número de cadastrados no Hemoam.

Ela disse ainda, que para normalizar o estoque e a institutição trabalhe com tranquilidade, suprindo as necessidades dos hospitais e prontos socorros da capital, são necessárias cerca de mil bolsas de sangue por semana.

Lembrou que a Fundação é responsável pelo abastecimento de todos os pronto-socorros de Manaus e mais oito do interior.” Socorro explica que nesta época do ano são realizadas muitas cirurgias eletivas. Caso o estoque continue inferior, cirurgias eletivas serão adiadas em favor de emergências”.

É facil doar

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 65 anos e apresentar documento oficial de identidade com foto. Menores de 18 anos precisam de acompanhamento dos pais ou responsáveis legais.

Exige-se peso corporal mínimo de 50 quilos. Condições físicas mais detalhadas são disponibilizadas antes do procedimento de doação, logo após a triagem clínica.

Quem usa medicação contínua deve apresentar o nome do remédio.

Os interessados em doar sangue podem comparecer à sede do Hemoam, de 7h às 18h de segunda à sábado, ou ao posto de coleta da maternidade Ana Braga, de 8h às 17h, segunda à sexta.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.