Estão abertas as inscrições para o programa Parlamento Jovem Brasileiro

Divulgação do site, na Câmara dos Deputados

Divulgação do site, na Câmara dos Deputados
Divulgação do site, na Câmara dos Deputados

Brasil – A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa que estão abertas as inscrições para a edição 2016 do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PIB). Neste ano, o programa proporcionará a 78 estudantes do ensino médio a participação em uma jornada parlamentar no Congresso Nacional, em Brasília-DF.

Para concorrer a uma das 78 vagas disponibilizadas no programa, o estudante interessado deverá efetuar sua inscrição até o dia 10 de junho. O manual que orienta a participação no programa e também a ficha de inscrição podem ser obtidos pelos estudantes interessados no site da Câmara Federal – www.camara.leg.br – ou em link publicado no site da Seduc:www.educacao.am.gov.br

Tendo como critérios para a participação que o estudante tenha entre 16 e 22 anos de idade e esteja regularmente matriculado e frequentado o 2º ou 3º ano do ensino médio, a inscrição está condicionada à elaboração de um projeto de lei, o qual deve ser criado e enviado pelo estudante, até o dia 10 de junho do ano corrente, ao email da coordenação regional do programa: [email protected]

De acordo com a coordenação regional, no Amazonas, após avaliação seletiva, quatro projetos de lei serão classificados e enviados para apreciação da coordenação nacional que divulgará no dia 19 de agosto o nome do representante amazonense.

Conforme o representante da Seduc e coordenador estadual do programa, Walber Ferreira, o Parlamento Jovem Brasileiro proporciona aos estudantes uma experiência gratificante para sua formação. “Os jovens selecionados passam uma semana no Congresso, exercendo atividades similares a de um deputado, avaliando e executando projetos de lei. Ao participar desta jornada, o jovem consegue vislumbrar qual o real papel de um parlamentar ao defender suas ideias e representar a população”, disse.

Experiência –

A estudante amazonense Izabelle Stéphanie Batista participou da edição de 2011 do PJB. À época, com 17 anos e então aluna da Escola Estadual Nossa Senhora das Graças (Codajás), a jovem, que hoje cursa faculdade de Nutrição na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), conta que a experiência foi marcante.

“Foi uma experiência transformadora. Aprendi bastante sobre legislação brasileira e sobre as funções do parlamento. Erroneamente, podemos cair no erro de associar o sistema político a coisas ruins, mas a minha participação no programa serviu para compreender o sentido mais amplo do poder legislativo”, contou.

Criado em 2004 e realizado anualmente o programa Parlamento Jovem Brasileiro já integrou 924 estudantes que tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade.

Amazonianarede-Secom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.