Estado e prefeitura de Parintins fazem parceria para novos projetos no sistema prisional

Amazonianarede – Agecom

Manaus – Seguindo orientação do governador Omar Aziz, nesta sexta-feira, dia 25 de janeiro, o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Marcio Meirelles, esteve reunido com o prefeito de Parintins, Carlos Alexandre Ferreira Silva; o diretor da unidade prisional de Parintins, Luiz Alberto Silva Medeiros; e com o secretário executivo adjunto da Sejus, Bernardo Encarnação, para tratar de parcerias e projetos no sistema prisional do município, distante a 369 km de Manaus.

Durante a reunião, que aconteceu na sede da Sejus, foram discutidas medidas para acelerar a construção de uma nova unidade prisional no município. O prefeito de Parintins se comprometeu a colaborar com a aquisição de um terreno.

Carlos Alexandre disse que a construção da nova unidade prisional no município deve ter tamanho satisfatório para atender não somente as celas, mas, principalmente, espaço para que sejam implementados inúmeros projetos para os presos, buscando assim a ressocialização através do trabalho.

Atualmente, o Governo do Estado já possui duas obras em andamento para a construção de unidades prisionais, nos municípios de Tefé e Maués. De acordo com Marcio Meirelles, construir mais presídios e aumentar o número de vagas disponível é apenas uma das medidas para melhorar o sistema prisional.

Outra aposta é a revisão processual dos detentos, medida que, em alguns casos, permite a progressão da pena para outros regimes, como o semiaberto e até a liberdade condicional.

O titular da Sejus lembrou que o órgão já realiza este trabalho e mantém parcerias com universidades públicas e privadas nessa revisão processual, além de oferecer cursos de qualificação profissional em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), para que os presos possam ter oportunidade de emprego quando concluírem suas penas. 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.