Estações do BRS têm processo de licitação aberto pela Prefeitura

Manaus – A Comissão de Licitação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) publicou, nesta quinta-feira, 16, aviso de licitação para a construção das estações do Sistema Bus Rapid Service (BRS).

O projeto de reforma urbanística dos abrigos, incluindo as paradas do antigo Expresso, é de autoria do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), mas a obra será licitada e executada pela Seminf.

Desenvolvido pelo Departamento de Planejamento do Implurb (DPLA), o programa de requalificação das estações de transporte coletivo Eixo Norte-Sul prevê reforma em 13 paradas na Constantino e na Torquato, com alterações fundamentais nas áreas de segurança e bem estar para os usuários. Em segurança, cada estação terá faixa de pedestre contínua, sinaleira e ampliação da estrutura de guarda-corpo nas paradas elevadas de quase 1 metro de altura.

Do lado aposto à rampa de acesso a cadeirantes, a entrada será fechada com guarda-corpo, para evitar travessias de risco. A reforma também prevê iluminação, o que não existe mais hoje, lixeiras, calha central para recolher água da chuva e cantoneiras reduzidas e alinhadas com a base. “O alinhamento com a base é fundamental para evitar acidentes com caminhões e veículos maiores, que acabavam esbarrando na estrutura que estava fora do alinhamento, maior que a base”, explica o diretor de Planejamento, Laurent Troost.

Além da segurança, os usuários das paradas do BRS terão acesso a novos sistemas de informação das linhas que passam nos locais. Ainda falando de segurança e conforto, o revestimento e as chapas atuais serão retiradas e a estrutura de ferro e concreto será aproveitada ao máximo, reduzindo o tempo de construção e os custos da mesma. As paradas receberão novas chapas metálicas, perfis e drywall.

No quesito humanização, as estações terão arborização em sua extensão, de 42 metros, abrindo a cobertura para palmeiras e árvores regionais. “A ideia é ter um ambiente mais harmonioso e arborizar mais a Constantino Nery, um eixo muito concretado na cidade”, diz Laurent.

A revitalização das estações é um dos projetos de mobilidade propostos para a Copa de 2014, que visa principalmente oferecer ao usuário do transporte público uma espera confortável, reforçando a qualificação e a ampliação de infraestrutura para o setor.

A obra faz parte do pacote anunciado pelo prefeito Arthur Neto para o período do Verão: “Aproveitando a oportunidade, também vamos construir mais 100 paradas de ônibus por toda cidade”, disse o prefeito. O pacote de Verão vai contar com investimentos na ordem de R$ 600 milhões vindos dos governos municipal, estadual e federal e todas essas obras têm conclusão prevista para dezembro de 2013.

O edital e seus anexos estarão à disposição dos interessados na Comissão de Licitação da secretaria, a partir desta sexta-feira, dia 17, de 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 3642-3144.

(Semcom) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.