Equipe da Semsa visita unidades de saúde para ouvir usuários e servidores

Após a as visitas, será feito um diagnóstico da situação
Equipe da Semsa visita unidades de Saúde para ouvir usuários e servidores. FOTOS ASS/SEMED
Equipe da Semsa visita unidades de Saúde para ouvir usuários e servidores.

Manaus – Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) visitou nesta quinta-feira, 25, a Policlínica Anna Barreto, no bairro Cidade de Deus, e a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF N 26), no Monte das Oliveiras, zona Norte, para ouvir a população usuária das duas unidades, assim como os profissionais que nelas atuam. As visitas a estes e outros espaços de saúde do município estão ocorrendo dentro de uma programação que visa colher críticas e sugestões para a melhoria do serviço prestado.

“O prefeito Arthur Virgílio Neto nos orientou que os usuários e os servidores sejam ouvidos para que possamos colher críticas e sugestões para melhorar o atendimento. Esse é um momento em que é possível constatar junto à própria comunidade alguns entraves e ouvir também as dificuldades dos profissionais que atuam nas unidades de saúde, além de poder encontrar uma solução mais rápida para as reivindicações”, enfatizou o secretário.

Uma das principais questões levantadas, segundo Homero, está relacionada ao Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), que funciona em Brasília, e apresenta alguns problemas que precisam ser solucionados. “As visitas em cada local permitem que possamos implantar novas estratégias para acabar com essas dificuldades”, afirmou Homero.

Para a cabeleireira Maria do Carmo do Santo Ribeiro, que mora há 21 anos no Monte das Oliveiras, o atendimento na UBSF – N 26 é excelente e a dificuldade é a grande demanda que existe na comunidade por atendimento em saúde.

“Muitas pessoas moram nessa área e isso faz com que nem todo mundo possa ser atendido de forma rápida. Porém, toda a minha família recebe um ótimo atendimento aqui, com médico, enfermeiro, dentista, entre outros serviços. Minha mãe e minha irmã descobriram que tinham câncer depois de atendimento médico nessa UBS, mesmo depois de terem passado por outros hospitais sem ter o diagnóstico da doença, e puderam buscar tratamento adequado a tempo. Isso mostra a qualidade do atendimento da equipe. Acho que só precisaria ampliar a Unidade de Saúde”, destacou Maria do Carmo.

Após a as visitas, será feito um diagnóstico da situação
Após a as visitas, será feito um diagnóstico da situação

Na Policlínica Anna Barreto, a equipe da Semsa participou de reunião com os profissionais da unidade para ouvir as demandas e sugestões para a melhoria dos serviços. Para Fábio Cajado, funcionário público e conselheiro local de saúde, a reunião entre os gestores da secretaria e os trabalhadores de saúde é uma forma de valorizar o servidor público.

“O trabalhador passa a ter visibilidade e a reunião é uma oportunidade para a troca de informações entre os gestores e servidores. Nossas solicitações são ouvidas e sempre temos algum tipo de retorno, algumas vezes satisfatório e outras, por causas de alguns entraves, não, mas sempre buscando a melhor solução possível”, reforçou Fábio Cajado.

Amazonianarede

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.