Amazonianarede – Assessoria
Manaus – O presidente do Sindicato dos Estivadores do Amazonas (Setemeam), Claudovaldo Farias Barreto, em parceria com a Federação Nacional dos Estivadores (FNE), agenda reunião no Brasil, na capital amazonense, da Assembleia IDC da Zona América Latina, – O evento tem a coordenação da International Dockworkers Council (IDC)*, nos dias 14 e 15 de março, às 9h, no auditório do Hotel Taj Mahal, localizado na avenida Getúlio Vargas, Centro de Manaus.
O evento contará com a participação de representantes de trabalhadores portuários de mais de 11 países. A alteração de pontos da medida provisória 595, que muda as regras dos portos será um dos temas do encontro.
O texto da MP desobriga os terminais privados de contratarem trabalhadores através do órgão gestor de mão de obra, o Ogmo. “Queremos garantir a mão-de-obra dos trabalhadores portuários avulsos, bem como as instalações dos portos privados, os chamados Terminais de Uso Privativo (TUP)”, afirmou o presidente do Setemeam, Claudovaldo Farias.
A diretoria do Setemeam convidou também para participar do evento, o relator da medida provisória (MP) dos Portos, senador Eduardo Braga (PMDB-AM).
* O International Dockworkers Council (IDC) é uma organização formada pela união dos trabalhadores portuários em todo o mundo. Seus princípios básicos são definidos como uma organização da classe trabalhadora unida, independente, democrática e representativa, tendo como objetivo principal a coordenação, a defesa e a promoção dos interesses dos trabalhadores portuários em todos os continentes. Atualmente, são mais de 85.000 trabalhadores portuários filiados.