Manaus, AM – Representantes de entidades ligadas à proteção e direitos das mulheres, participaram nesta terça-feira (29), no Centro de Formação Profissional da Secretaria Municipal de Educação, do encontro que teve como finalidade definir novas diretrizes para o enfrentamento da violência contra a mulher, como enfatizou a Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres (SEPM), Keyte Bentes.
A reunião faz parte da programação da campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher e, além da Semmasdh, participaram secretarias outras municipais e estaduais, o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (1º e 2º Juizados Especializados no Combate a Violência Doméstica contra a Mulher), Ministério Público e Defensoria Pública.
“O plano tem uma abrangência estadual, mas é executado no município. É nele que a mulher denuncia, é onde busca ajuda na delegacia, juizado e defensoria pública”.
Durante o encontro, algumas propostas foram apresentadas para serem incorporadas ao II Plano Estadual de Políticas Públicas.
No plano serão trabalhados eixos relacionados às políticas para a mulher, como a inclusão no mercado de trabalho, sua saúde, direitos sexuais e reprodutivos e também o enfrentamento à violência contra elas.
A representante da Organização Grito Pela Vida, Irmã Eurides Alves, disse que a cultura do machismo impregnada na sociedade, ainda continua sendo o principal fator no aumento da violência contra as mulheres no Estado.
As propostas formalizadas , durante o encontro, serão incorporadas ao II Plano de Políticas Públicas para os anos 2016/2019, e tem lançamento previsto para março de 2017, por ser o Mês Internacional da Mulher. Durante o lançamento serão realizadas ações educacionais, de saúde e assistência social, passando informações necessárias e de grande importância para a população.
Amazonianarede-Semed
Parte inferior do formulário