Amazonas – A Defesa Civil do Amazonas realizou hoje, 17, uma capacitação técnica de preparação para enchente com gestores dos municípios de Jutaí e Novo Aripuanã. “Essas orientações são fundamentais, uma vez que o procedimento correto durante o período que antecede a anormalidade, dá celeridade nas ações de socorro aos afetados pela enchente, por parte dos Governos Estadual e Federal”, enfatizou o secretário adjunto da Defesa Civil AM, Hermógenes Rabelo.O treinamento, feito por técnicos do órgão, apresentou ferramentas de âmbito burocrático, essenciais para a decretação de Situação de Emergência, Calamidade Pública e a capitação de recursos junto ao Governo Federal. Entre os tópicos da instrução, o correto preenchimento do Sistema Integrado de Informações de Desastres- S2ID, que quantifica e qualifica o desastre natural, com o número de pessoas afetadas e o impacto sócio econômico.
Outra abordagem foi sobre o Cartão de Pagamento de Defesa Civil- CPDC, mecanismo utilizado pelos gestores municipais no recebimento de recursos para socorro, assistência e o restabelecimento social das vítimas.
Para o Prefeito de Jutaí, Pedro Barbosa (PDT/AM), a qualificação, antes que o desastre evolua, é fundamental para ações rápidas de ajuda a população. “Nossa cidade já apresenta níveis elevados do rio e por isso nos antecipamos e viemos a Defesa Civil colher instruções de como proceder caso o desastre tome grandes proporções”,finalizou o gestor.
Balanço da Enchente / 2017
SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
1 – Guajará (calha do Juruá)
2 – Ipixuna (calha do Juruá)
Famílias afetadas: 2.562
*SITUAÇÃO DE ALERTA
1 – Juruá (calha do Juruá)
2 – Carauari (calha do Juruá)
3 – Envira(calha do Juruá)
4- Eirunepé (calha do Juruá)
5 – Itamarati (calha do Juruá)
*SITUAÇÃO DE ATENÇÃO
1 – Tabatinga (calha do Solimões)
2- Benjamin Contant (calha do Solimões)
3- São Paulo de Olivença (calha do Solimões)
4- Amaturá (calha do Solimões)
5-Santo Antônio do Iça (calha do Solimões)
6-Tonantins (calha do Solimões)
7- Atalaia do Norte (calha do Solimões)
Amazonianarede-Secom