Empresaas de ônibus que descumprirem as normas do BRS serão multadas

Prefeito quer que coletivos compram as normas na Faixa Azul
Prefeito quer que coletivos compram as normas na Faixa Azul
Prefeito quer que coletivos compram as normas na Faixa Azul

Manaus – O prefeito Arthur Virgílio Neto, determinou que a partir de hoje, (24), as empresas de transporte coletivo, cujos motoristas de ônibus forem flagrados transitando na faixa central da avenida Constantino Nery, na zona Centro-Sul, serão multadas.

Desde a semana passada, quando começou a vigorar a faixa azul – exclusiva para o Bus Rapid System (BRS) e veículos autorizados – os motoristas foram orientados a deixar a pista central somente para os condutores de carros e motos, já que na via da direita, ainda circulam ônibus convencionais.

A nova regra foi anunciada ontem, (23), enquanto o prefeito acompanhava o serviço de dragagem do igarapé do Gigante, que passa pela área da Ponta Negra, na zona Oeste.

Para Arthur, Manaus precisa avançar para um novo modelo de transporte coletivo, que passa pela implantação do BRS e requer que cada cidadão faça sua parte no trânsito.

Ainda segundo o prefeito, os primeiros dias de funcionamento da faixa azul, na Constantino Nery, mostraram resultados positivos.

A multa administrativa às empresas de transporte coletivo está estipulada em 50 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o que equivale a R$ 4.189.

Além da fiscalização da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), a população também pode denunciar o descumprimento às normas do BRS por meio do SAC SMTU (118) ou pelos telefones 3632-2115 ou e 3632-2116. Para isso, é preciso anotar no número de ordem do ônibus e a linha a que ele pertence.

Vale lembrar que a Constantino Nery é hoje o principal corredor viário do transporte coletivo e que, aproximadamente, 22 mil pessoas passam nos ônibus pela via, em horário de pico, ao mesmo tempo em que aproximadamente três mil carros trafegam pelo local.

O ordenamento no trânsito da avenida prevê que apenas ônibus articulados, táxis, transporte escolar e de fretamento, ambulâncias, viaturas policiais, de bombeiros e de trânsito podem utilizar a faixa azul.

Os demais veículos podem trafegar tanto na faixa central como na direita, enquanto os ônibus convencionais devem ficar, exclusivamente, na direita, podendo utilizar a faixa central somente em caso de ultrapassagens.

Desassoreamento

Sobre a obra de dragagem do igarapé do Gigante, na zona Oeste, o prefeito destacou que esse é um serviço contínuo da Prefeitura de Manaus e de grande importância nesse período de intensas chuvas, porque evita alagações e o aparecimento de doenças causadas por águas contaminadas.

Além da Ponta Negra, o Jorge Teixeira, na zona Leste, e o bairro Chapada, na zona Centro-Sul, estão recebendo os homens e máquina da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

Amazonianarede

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.