Embrapa lança edital para novas bolsas de iniciação científica

Manaus – O primeiro passo em uma carreira pode ser fundamental para o sucesso. É por isso que a Embrapa Amazônia Ocidental desenvolve o Programa de Iniciação Científica (IC), que permite introduzir estudantes de graduação no universo científico, estimulando o contato direto dos universitários com as atividades de pesquisa.

Neste contexto, a empresa está lançando o edital de abertura do processo seletivo para oferta de novas bolsas de pesquisa – relativo ao período 2013-2014 – com calendário de inscrições disponível de 17 a 28 de junho.

Os interessados em participar do Programa de IC da maior empresa de pesquisa agropecuária do Brasil podem acessar o edital, com toda a normativa que orienta o processo seletivo, através de link constante na página principal do site da Embrapa Amazônia Ocidental. Na janela, também estão disponíveis o formulário de inscrição e o modelo de plano de trabalho.

O Programa de IC da Embrapa Amazônia Ocidental conta com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), através do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), e da Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas), por meio do Paic/AM (Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas).

De acordo com a diretora-presidenta da Fapeam, Maria Olívia Simão, o desenvolvimento em bases sustentáveis demanda investimento e ações em Ciência, Tecnologia e Inovação. Para ela, a formação de recursos humanos qualificados, capazes de transformar as potencialidades de uma região em efetivo ganho para a sociedade, é o grande pilar deste processo.

“Para se ter esse recurso humano qualificado na ponta, é preciso ter investimento na formação com qualidade desde a base, por dois motivos: em primeiro lugar, a qualidade é uma característica inerente à ciência, ou seja, não pode existir ciência sem qualidade; e, em segundo lugar, porque a experiência e os estudos demonstram que se perde muito quando o processo de iniciação científica se dá de forma tardia no processo de formação de um estudante. Isto nos leva à inequívoca conclusão: é preciso haver investimentos fortes e contínuos na formação de recursos humanos e isso deve se dar o mais cedo possível na formação do estudante. Assim teremos maiores e mais concretas possibilidades de alavancarmos o desenvolvimento da nossa região de maneira sustentável. O papel da Fapeam, neste contexto, é facilitar esse processo por meio de ações estratégicas e aporte de recursos financeiros, seja feito de forma direta no estudante ou executado de maneira indireta, repassando os recursos a instituições formadoras desses estudantes”, destacou Maria Olívia.

Áreas Disponíveis

Diversos campos do conhecimento têm orientadores disponíveis para o período 2013-2014. Os alunos poderão pleitear as bolsas em sanidade de sementes de dendezeiro, microbiologia do solo, entomologia, piscicultura/sanidade de peixes, plantas medicinais, horticultura/fitotecnia, biologia avançada, recuperação de áreas degradadas, práticas agroecológicas da agricultura familiar, melhoramento genético da seringueira, cadeia produtiva da juta e da malva, forragicultura e pastagens voltadas para a integração lavoura-pecuária-floresta e fisiologia da reprodução de peixes.

Também estão disponíveis áreas como manejo e física de solos, geoprocessamento de imóveis rurais, biologia molecular e de microrganismos, nutrição e alimentação de peixes, agroecologia, economia rural e agronegócio, silvicultura/manejo, sociologia rural, fitopatologia, silvicultura/tecnologia de sementes florestais, piscicultura/biologia de peixes amazônicos, solos e nutrição de planta, manejo e fertilidade do solo e técnicas culturais, além de cultura de tecidos de plantas, melhoramento genético: informática na experimentação agrícola, plantios florestais, recursos genéticos e melhoramento genético do dendezeiro e germinação de sementes de palmeiras.

Calendário

As inscrições podem ser realizadas entre os dias 17 e 28 de junho. A divulgação dos resultados do processo seletivo está prevista para o dia 03 de julho. No dia 04 de julho os candidatos têm direito à interposição de recursos. O período para registro e assinatura de contrato no Setor de Gestão de Pessoas (SGP) da Embrapa Amazônia Ocidental é de 05 a 19 de julho. No dia 01º de agosto os bolsistas iniciam os trabalhos. Dúvidas podem ser esclarecidas através do SGP, com a analista da Embrapa, Deise Maria Pessoa de Souza. O telefone para contato é (92) 3303 7853 e o e-mail é [email protected]

Objetivos do Programa

A Embrapa Amazônia Ocidental busca proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado num grupo de pesquisa, a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, bem como estimular o desenvolvimento do pensar e da criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas da pesquisa.

Também é objetivo do trabalho estimular pesquisadores produtivos a orientar estudantes de graduação, iniciando-os na produção do conhecimento; preparar clientela qualificada para os programas de pós-graduação e aprimorar o processo de formação de profissionais para o setor produtivo, reduzindo o tempo médio de titulação de mestres e doutores; e contribuir para que diminuam as disparidades regionais na distribuição da competência científica no país.

O Programa recebe acadêmicos provenientes de instituições públicas e privadas. No formato atual, o trabalho chega, em 2013, ao seu nono ano. A pesquisadora da Embrapa Amazônia Ocidental e presidente do Comitê Interno de Bolsistas e Estagiários (Cibe), Regina Quisen, ressalta a importância que o Programa de IC tem para os estudantes. “O Programa tem a grande responsabilidade de introduzir os alunos no mundo da pesquisa, visto que para a grande maioria deles, este é o primeiro contato com o meio científico e com a agricultura tropical, nas suas diversas áreas de pesquisa”, salientou.

Para a pesquisadora, é possível notar a evolução dos bolsistas em diferentes aspectos. “Durante o desenvolvimento de seus trabalhos, além do aprendizado técnico-científico inerente, o Programa também oferece diversos cursos envolvendo temas importantes para este treinamento, tais como a estatística, metodologia científica, entre outros. Após seis e 12 meses são realizados seminários onde os bolsistas apresentam as atividades realizadas e resultados alcançados. Nestes seminários é possível avaliar o crescimento em termo de conhecimento e o estímulo que este treinamento proporciona, pois muitos se sentem motivados a continuar no mundo científico e se interessam pela continuidade dos estudos, ingressando em cursos de pós-graduação”, destacou.

A acadêmica do curso de Ciências Biológicas da Uninorte, Giselle Costa Lima (foto), desenvolve projeto relacionado à castanheira do Brasil e está em seu primeiro ano de IC. “Quero trabalhar na área de pesquisa e acredito que este período na Embrapa Amazônia Ocidental pode ajudar na minha formação profissional”, disse.

Sobre o Paic

O Programa de Apoio à Iniciação Científica, desenvolvido pela Fapeam em parceria com instituições de ensino e pesquisa no Amazonas, consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Estado. Criado em 2003, o Paic já investiu R$ 36,7 milhões nestes 10 anos do projeto, beneficiando mais de nove mil estudantes com bolsas de pesquisa.

Sobre o Pibic

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica mantido pelo CNPq visa a apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de ensino e/ou pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica.

Apresentação final dos bolsistas

Antes de iniciar o período 2013-2014, os bolsistas da temporada atual realizam as apresentações finais de seus trabalhos durante o Seminário de Iniciação Científica. O evento acontece na última semana de julho, na sede da Embrapa Amazônia Ocidental em Manaus. (Agência Embrapa)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.