Embrapa lança aplicativo para auxiliar produtores rurais no Amazonas

Embrapa lança aplicativo para auxiliar produtores rurais no Amazonas

Após coleta de dados sobre o solo, produtor pode conferir a melhor forma de nutrição para a cultura de abacaxi, banana, citros e mandioca.

Amazonas – A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou nesta terça-feira (17) o aplicativo Nutrisolo, capaz de oferecer auxílio a agricultores e técnicos especialistas no processo de recomendação de adubação e calagem do solo para as culturas de abacaxi, banana, citros e mandioca no Amazonas.

O aplicativo oferece dados e informações sobre a nutrição de solos e plantas e funciona offline para atender produtores em todas as áreas do estado.

O aplicativo surgiu a partir da iniciação científica da Embrapa com alunos de graduação bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Segundo o analista da tecnologia da informação da Embrapa, Marcos Salame, crescimento do projeto fez com que o aplicativo fosse colocado em prática.

“Eu orientei os alunos da iniciação científica e trabalhei no desenvolvimento também do projeto, da modelagem e juntamente com três pesquisadores da área da agronomia, a gente formou uma equipe e conseguimos consolidar algumas ideias para poder concluir o aplicativo. No começo era só um trabalho para iniciação científica, só que como ele cresceu a gente continuou o desenvolvimento depois até concluir para lançar hoje”, afirmou.

Recomendações

O aplicativo recomenda necessidade de calcário e da sua aplicação em área total e em cova, além de recomendações de boas práticas de extração e amostragem de solo e a frequência com que o produtor deve fazer essa amostragem e espaçamentos entre as plantas. Segundo a Embrapa, o Nutrisolo também auxilia na escolha da área do plantio e conta com um conversor de unidades métricas. Não é preciso conexão com a internet para utilizar o aplicativo.

“O agricultor, produtor rural ou técnico especialista faz uma análise química do solo e esses valores do resultado você insere no aplicativo e ele já dá a recomendação do que o solo precisa para nutrir bem as plantas, porque muitos agricultores rurais do estado plantam sem se atentar muito ao solo, aos nutrientes, e a planta sem os nutrientes adequados não consegue se desenvolver bem e dar bons frutos, o que acontece é perdas e acarreta em baixa produtividade”, afirmou o analista.

Avanço

Para o produtor Claudio Decares, o lançamento do aplicativo é um avanço para a produção rural no Amazonas. Segundo ele, a diferença do solo no estado para outros lugares do Brasil pode gerar dificuldades para os produtores por conta da falta de conhecimento sobre o manejo da terra na Amazônia.

“Esse aplicativo é maravilhoso porque vai dar um salto na questão da produtividade, porque a gente já tem conhecimento que não tem produção sem adubação e isso faz parte da rotina, então com esse aplicativo, já que nós temos a dificuldade de informação porque a nossa região é muito grande, nosso solo é diferenciado, a adubação quando é feita pelas empresas que vendem adubo são feitas para a média Brasil que não é a nossa, então a gente precisa de algo que nos regionalize e nos potencialize”, afirmou Decares.

Disponível

O aplicativo está disponível para download gratuito no Google Play, para celulares e tablets com sistema Android. Não é preciso conexão com a internet para utilizar o Nutrisolo.

“O aplicativo é uma ajuda mas ele não dispensa a consulta de um especialista, a gente sempre recomenda que ele esteja em contato, perguntando, se informando, mesmo porque o aplicativo trabalha só na nutrição do solo e fornece algumas dicas em texto, mas a gente sabe que para ter uma boa produtividade existem várias outras variáveis que tem que ser trabalhadas também”, afirma o analista da Embrapa.

Amazonianarede-Rede Amazomica

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.