Rio Preto da Eva – Técnicos do Instituto Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e da prefeitura de Rio Preto da Eva (AM) participam, nesta quinta-feira (16/07), do Curso Amostragem de Solo e Folhas e Interpretação da Análise, ministrado pelos pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental, Cristiaini Kano e Rodrigo Berni.
A atividade, que acontece no escritório do Idam em Rio Preto da Eva, tem como objetivo treinar os técnicos para interpretar os resultados de análise de solos e plantas.
O curso faz parte do projeto Pesquisas e Inovações Tecnológicas para o Desenvolvimento da Cultura do Cupuaçuzeiro no Estado do Amazonas, liderado pela Embrapa Amazônia Ocidental e que desenvolve pesquisas e inovações tecnológicas como contribuição para o desenvolvimento da cultura do cupuaçuzeiro no Estado do Amazonas. Uma das atividades do projeto – intitulada Oficinas para Estabelecimento de Estratégias de Transferência de Boas Práticas Agrícolas do Cupuaçuzeiro – busca justamente a capacitação de multiplicadores e troca de informações entre pesquisadores, técnicos da extensão e produtores.
O curso é coordenado pelas pesquisadoras da Embrapa, Aparecida das Claret e Rosângela Guimarães, e pelo gerente do Idam de Rio Preto da Eva, João Lucas. A capacitação é uma realização da Embrapa Amazônia Ocidental em parceria com o escritório do Idam de Rio Preto da Eva, e conta com o apoio da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Idam, Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam), além do patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Programação
A programação foi feita da seguinte maneira: 8h – Abertura 8h15 – A importância dos nutrientes; identificando sintomas de deficiências de nutrientes; amostragem para análise de solo e folhas. 9h45 – Intervalo 10h – Como interpretar os resultados das análises; como utilizar os resultados das análises de solo; como utilizar os resultados das análises de folhas. 12h – Intervalo 13h – Exercícios de interpretação dos resultados das análises de solo e folhas e recomendação de adubação. 16h – Discussão e avaliação. 17h – Encerramento.
Técnicos do Instituto Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e da prefeitura de Rio Preto da Eva (AM) participaram, do Curso Amostragem de Solo e Folhas e Interpretação da Análise, ministrado pelos pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental, Cristiaini Kano e Rodrigo Berni. A atividade, que acontece no escritório do Idam em Rio Preto da Eva, tem como objetivo treinar os técnicos para interpretar os resultados de análise de solos e plantas. O curso faz parte do projeto Pesquisas e Inovações Tecnológicas para o Desenvolvimento da Cultura do Cupuaçuzeiro no Estado do Amazonas, liderado pela Embrapa Amazônia Ocidental e que desenvolve pesquisas e inovações tecnológicas como contribuição para o desenvolvimento da cultura do cupuaçuzeiro no Estado do Amazonas. Uma das atividades do projeto – intitulada Oficinas para Estabelecimento de Estratégias de Transferência de Boas Práticas Agrícolas do Cupuaçuzeiro – busca justamente a capacitação de multiplicadores e troca de informações entre pesquisadores, técnicos da extensão e produtores.
O curso foi coordenado pelas pesquisadoras da Embrapa, Aparecida das Claret e Rosângela Guimarães, e pelo gerente do Idam de Rio Preto da Eva, João Lucas. A capacitação é uma realização da Embrapa Amazônia Ocidental em parceria com o escritório do Idam de Rio Preto da Eva, e conta com o apoio da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Idam, Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam), além do patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Amazonianarede-Ascom, Embrapa
Bom dia
Gostaria de saber como fazer uma horta na água?