Embrapa & Escola leva conhecimento a estudantes do Clube Futuro Cientista

(Foto: Ascom)

A curiosidade em saber mais a respeito das sementes e insetos existentes na Amazônia levou uma equipe do Projeto Futuro Cientista, do Colégio Martha Falcão, a visitar os laboratórios de Entomologia e de Sementes da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM).

A visita fez parte do Programa Embrapa & Escola que tem por finalidade mostrar ao jovem, à criança e aos professores, o relevante papel que o setor primário representa no crescimento do Brasil.

Acompanhados dos professores Lúcia Barbosa e Antonio Correia Petros eles foram recebidos pela analista Flávia Batista Gomes e pelo técnico Sebastião de Sales Lopes.

No Laboratório de Entomologia, a analista Flávia Batista falou da importância dos insetos para o equilíbrio da natureza e fez demonstrações de alguns insetos que são estudados pela Embrapa, como a broca-do-cupuaçu (cuja larva se desenvolve na polpa e destrói o fruto), broca do coqueiro, os polinizadores da castanheira e o tripes que ataca o guaranazeiro. As crianças conseguiram visualizar o tripes com a ajuda do microscópio e vários outros espécimes na coleção de insetos. As crianças, bastante curiosas, registravam as informações com anotações e fotografias.

No Laboratório de Sementes puderam ver e pegar algumas sementes da flora amazônica e conhecer mais a respeito dos tipos existentes, germinação, conservação e armazenamento. Chamou bastante atenção as sementes da mungubeira, por apresentar material semelhante ao algodão para facilitar o processo de dispersão. A criançada também “curtiu” a câmara fria para armazenamento, mantida a 8 graus Celsius e umidade ideal, onde a Embrapa conserva lotes de sementes por décadas.

Os alunos fazem parte do Projeto Futuro Cientista do Colégio Martha Falcão, existente há mais de 22 anos e que hoje conta com 80 alunos do ensino fundamental com idade entre 7 e 12 anos. O projeto prevê aulas práticas sobre diversos temas em visitas a instituições públicas e ações voltadas para o bem comum da sociedade, como campanhas de distribuição de mudas de árvores frutíferas.

Equipados com câmeras fotográficas e com uma boa dose de curiosidade, os alunos do Martha Falcão perguntaram, conversaram e tiraram as dúvidas sobre os insetos e as sementes florestais e frutíferas.

A visita feita pelos estudantes do Colégio Martha Falcão contou comorganização e apoio do Núcleo de Comunicação Organizacional e do Serviçode Atendimento ao Cidadão (SAC) da Embrapa Amazônia Ocidental.

O propósito do Projeto Futuro Cientista vai ao encontro do Programa Embrapa & Escola que tem ações educativas que visam oferecer orientação a estudantes sobre a importância da Ciência & Tecnologia para a qualidade de vida do cidadão brasileiro.

O Programa foi criado em outubro de 1997 pela Assessoria de Comunicação Social – ACS – da Embrapa. Adotado nas Unidades da Empresa, conta com a participação voluntária dos empregados. Já beneficiou cerca de 1 mil e 600 estudantes em todo o Brasil.

A Embrapa se propõe, com este programa, mostrar ao jovem, à criança e aos professores, o relevante papel que o setor primário representa no crescimento do Brasil. Para isso, o programa leva até as escolas informações sobre hábitos saudáveis de alimentação e higiene, preservação ambiental e as novas pesquisas desenvolvidas pela Empresa. Essa é uma estratégia dirigida para estudantes do nível fundamental, médio e superior, com ações educativas de curto, médio e longo prazos, e segmentadas por público.

Palestras realizadas nas escolas

São visitas programadas, onde empregados da Embrapa realizam palestras, com apresentação de slides, vídeos e distribuição de brindes.

Tem como objetivo levar aos estudantes conhecimentos sobre Ciência & Tecnologia, mostrando a importância da pesquisa agropecuária e seus reflexos para a sociedade. Na oportunidade, os alunos participam de um concurso de redações e desenhos que serão reunidos em uma agenda estudantil, editada no final de cada ano.

Visitas à Embrapa

São visitas agendadas de escolas à Embrapa, que visam promover a inserção da ciência como elemento vivo no cotidiano dos alunos. São realizadas em Vitrine de Tecnologia, Laboratórios e Campos Experimentais.

Para solicitar o agendamento de uma visita à empresa, os interessados podem entrar em contato com o SAC através do site da Embrapa Amazônia Ocidental ou do telefone (92) 3303-7836. As visitas serão agendadas conforme disponibilidade na agenda.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.