Manaus – O curso de Adubação Verde, programado inicialmente para ser realizado de 09 a 12 de dezembro de 2014, foi adiado para 2015. Oportunamente serão divulgadas a data e as formas de inscrição.
A capacitação terá como objetivo capacitar profissionais para atuarem junto a agricultores na implementação de práticas agroecológicas e na formulação de políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável. O curso será realizado por meio de uma parceria entre a Embrapa Amazônia Ocidental e o Ministério do Desenvolvimento Agrário.
A adubação verde consiste na adição de biomassa vegetal diretamente ao solo, com o objetivo de preservação e conservação da produtividade da terra. O método promove melhorias físicas, químicas e biológicas para o solo, como maior mineralização e porosidade, maior capacidade de infiltração e retenção de água e maior disponibilidade de nutrientes, além de fornecimento de energia para os microrganismos. A biomassa vegetal utilizada pode ser constituída por folhas, ramos, flores e frutos novos, de plantas como o ingá e o margaridão, entre diversas outras.
Conforme o coordenador do curso, o pesquisador da Embrapa Nestor Lourenço, a Agroecologia tem um enfoque científico que visa promover produção agropecuária e estilos sustentáveis de desenvolvimento. Para ele, o curso será importante para capacitar profissionais que atuam como um elo entre esses conceitos e os agricultores. “A Assistência Técnica e Extensão Rural necessita de técnicos capacitados e com suficiente qualificação em agroecologia, para que possam contribuir, de forma decisiva, nos processos que vêm sendo implementados em todo o território nacional, razão pela qual a Embrapa Amazônia Ocidental, em consonância com o MDA, se empenham no estabelecimento de parcerias para oferecer este curso”, disse.
O curso de Adubação Verde, programado inicialmente para ser realizado de este mês foi adiado para 2015.
Amazonianarede – Embrapa