Em Manaus, pequenos comerciantes serão beneficiados pelo PROURBIS

(Fotos: Ascom Seminf)

Manaus – Na casa de três cômodos, alagada a cada chuva em Manaus, Claudecir Pereira, 56 anos, divide espaço para a família e o comércio improvisado de estivas. Dia após dia, sonha com um lar seguro e seu.

Nem imaginava que pudesse, com a pequena renda, dar conta de ter uma moradia segura, em área urbanizada. Nesse quesito, o destino foi gentil com ele.

Claudecir será uma das 28 pessoas que a Prefeitura de Manaus, por meio do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (PROURBIS), com recursos do BID, irá contemplar com um apartamento com divisão para área comercial.

“É realmente reconfortante saber que o PROURBIS olhou pelos comerciantes do bairro. Nós não temos muitos recursos e toda ajuda sempre é bem-vinda”, disse.

Atualmente, 81% da Área Habitacional 2 (AH2), onde estão sendo construídas 28 unidades mistas para atender as necessidades dos moradores do bairro que atuam na área de comércio, já foi finalizada. Cada unidade possui 50 metros quadrados e é composta de sala de estar, dois quartos, uma copa/cozinha, um banheiro e área de serviço. Além disso, o diferencial é um salão, na parte frontal da casa, com 17 metros quadrados, destinado ao comércio ou negócio do morador.

A estrutura é em tijolo estrutural cerâmico e laje. O conjunto terá, ainda, urbanização e estacionamento externo.

“Todos os que atuam na mesma situação que eu e forem beneficiados poderão se regularizar e ter um trabalho digno”, afirmou Claudecir.

De acordo com o coordenador Geral do PROURBIS, Claudemir Andrade, as obras seguem em ritmo acelerado em todas as frentes de trabalho do programa para que o cronograma seja cumprido. Já com alvenaria completa, pintura base, instalações hidráulicas e elétricas, a unidade representa a concretização do sonho de Claudecir.

“Temos uma grande preocupação com os prazos, uma vez que essas obras vão beneficiar os moradores do bairro que estão aguardando e necessitam delas”, afirmou Claudemir Andrade. Ao todo, estão sendo construídas este ano 116 moradias, sendo 88 restantes na área habitacional AH1, que está 37% executada. A previsão é de que a entrega destas duas áreas habitacionais ocorra em abril de 2014.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.