Em junho, 15 cidades do Amazonas receberão mutirão de cirurgias grátis

Manaus – Em junho, o Programa Amazonas Saúde Itinerante, estará com os seus médicos atuando em 15 municípios do Estado. A programação inclui jornadas de cirurgias gerais e de catarata, além de consultas com especialistas.

Entre janeiro e a terceira semana de maio, os profissionais do programa fizeram mais de 1,6 mil cirurgias de catarata e 620 cirurgias gerais ou ginecológicas eletivas, segundo informou a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) do Amazonas.

As cirurgias de catarata estão programadas para ocorrer nos municípios de Anori, Autazes, Barcelos, Careiro Castanho, Coari, Itacoatiara, Iranduba, Juruá, Manacapuru, Maraã e Santa Izabel do Rio Negro. Estes dois últimos, assim como as cidades de Japurá e Novo Aripuanã, receberão a equipe de consulta oftalmológica, atendimento que prevê o fornecimento de óculos, em caso de prescrição médica.

As cirurgias gerais e ginecológicas estão agendadas para ocorrer em Benjamin Constant, Juruá e Lábrea. Essas jornadas de procedimentos cirúrgicos também poderão incluir a oferta de consultas médicas, em especialidades a serem definidas, conforme as maiores demandas apresentadas pelos municípios.

Nesta quinta-feira (30) de feriado, Anori e Autazes estarão com as equipes que de cirurgias de catarata. O trabalho vai até o fim de semana. Para Iranduba, de 3 a 5 de junho, o Hospital Hilda Freire também acolherá uma equipe do programa para realização desse procedimento cirúrgico. Em Japurá, a programação tem oferta de consultas oftalmológicas, até 5 de junho.

Para a realização das ações do programa Amazonas Saúde Itinerante, que são executadas em parceria com o Ministério da Saúde e as secretarias municipais de saúde do interior, o governo estadual gasta R$ 18,3 milhões anualmente. O dinheiro é usado em compra de medicamentos e transporte de equipes. (Agecom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.