
Manaus – Mais de 50% dos postos de combustíveis, das diferentes distribuidoras em Manaus, amanheceram praticando preços antigos, mas após o meio dia, muitos começaram a vigorar os preços novos, que variam entre R$ 3,45 à 3,59.
“As distribuidoras já estão repassando os aumentos, mas vamos verificar quais são os valores que serão repassados, porque ninguém sabe qual será precisamente. Saberemos isso quando começarmos a receber as notas fiscais, pois nenhum comunicado é feito pelas distribuidoras aos postos de combustíveis”, destacou Luiz Moura.
Segundo o representante, é impossível permanecer com os atuais valores dos combustíveis em decorrências dos reajustes nas diversas variáveis que implicam no valor final dos combustíveis. “Componentes dos combustíveis e insumos também influenciam nos reajustes como, por exemplo, o diesel que possui biodiesel na composição. Já na gasolina, os custos com etanol anidro interferem.
Além dos custos com frete, o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) também implica do reajuste. O ICMS do amazonas muda duas vezes por mês, nos dias 1º e 16. A pauta, que é o valor cobrado pelo governo em relação ao imposto, também é incorporada ao preço final. Não é o aumento de só um produto, são diversos fatores que formam o preço final”, explicou Luiz Moura.
O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Lubrificantes, Álcool e Gás Natural do Amazonas enfatizou que não interfere na questão de preços dos combustíveis porque o mercado é livre para definir. “Não podemos interferir na definição dos valores sob penas de sermos presos”, acrescentou o presidente da entidade sindical.
Embora os valores dos combustíveis ainda não tenham sofrido aumento, já há postos recebendo os combustíveis com os preços reajustados de acordo com o Sindicam.
As reclamações por parte dos consumidores são grandes e consideram o preço da gasolina praticado em Manaus um grande absurdo.
Os taxistas são os que mais reclamam, considerando que esse reajuste vai diminuir em muito o faturamento no final de um dia inteiro de trabalho no caótico transito da capital.
Amazonianarede