Em alguns portos em Manaus a gasolina chega a R$ 3,50 o litro

postos começam a praticar preçod novos nos combustíveis
postos começam a praticar preçod novos nos combustíveis
postos começam a praticar preçod novos nos combustíveis

Manaus – Mais de 50% dos postos de combustíveis, das diferentes distribuidoras em Manaus, amanheceram praticando preços antigos, mas após o meio dia, muitos começaram a vigorar os preços novos, que variam entre R$ 3,45 à 3,59.

“As distribuidoras já estão repassando os aumentos, mas vamos verificar quais são os valores que serão repassados, porque ninguém sabe qual será precisamente. Saberemos isso quando começarmos a receber as notas fiscais, pois nenhum comunicado é feito pelas distribuidoras aos postos de combustíveis”, destacou Luiz Moura.

Segundo o representante, é impossível permanecer com os atuais valores dos combustíveis em decorrências dos reajustes nas diversas variáveis que implicam no valor final dos combustíveis. “Componentes dos combustíveis e insumos também influenciam nos reajustes como, por exemplo, o diesel que possui biodiesel na composição. Já na gasolina, os custos com etanol anidro interferem.

Além dos custos com frete, o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) também implica do reajuste. O ICMS do amazonas muda duas vezes por mês, nos dias 1º e 16. A pauta, que é o valor cobrado pelo governo em relação ao imposto, também é incorporada ao preço final. Não é o aumento de só um produto, são diversos fatores que formam o preço final”, explicou Luiz Moura.

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Lubrificantes, Álcool e Gás Natural do Amazonas enfatizou que não interfere na questão de preços dos combustíveis porque o mercado é livre para definir. “Não podemos interferir na definição dos valores sob penas de sermos presos”, acrescentou o presidente da entidade sindical.

Embora os valores dos combustíveis ainda não tenham sofrido aumento, já há postos recebendo os combustíveis com os preços reajustados de acordo com o Sindicam.

As reclamações por parte dos consumidores são grandes e consideram o preço da gasolina praticado em Manaus um grande absurdo.

Os taxistas são os que mais reclamam, considerando que esse reajuste vai diminuir em muito o faturamento no final de um dia inteiro de trabalho no caótico transito da capital.

Amazonianarede

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.