Em 2012 o CIOPS recebeu 1.741.041 chamadas e dessas 30% foram trotes

Ciops

Ciops

Amazonianarede – Agecom

Manaus – – Em 2012, o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) registrou 1.741.041 ligações. Desse total, mais de 30% foram identificadas como trotes.

O Artigo 340 do Código Penal Brasileiro (CPB) prevê pena de um a seis meses, além de multa, para quem fizer uma comunicação falsa de um crime ou contravenção.

A tecnologia permite que o sistema identifica todos os números que ligaram para o Ciops. Assim, quem passa trotes tem o número registrado em nosso sistema. Mensalmente, o Ciops faz um mapeamento dos 100 números de telefone que mais passam trotes aos serviços de emergência. Os dados são repassados à Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) para tomada de providências.

O secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, ressaltou que nem todas as chamadas atendidas no Ciops geram despacho de viaturas ao local. “Nossos atendentes identificam ligações que são trotes e ainda várias chamadas sobre um mesmo fato, quase sempre de pessoas que estão presenciando ou tomaram conhecimento de determinada ocorrência. Essa seleção é importante para acelerar o atendimento e evitar desperdício de tempo e recursos”, disse o secretário.

No Amazonas, o número de chamadas atendidas pelo 190 e que geram despacho de viaturas fica em torno de 10%. “Este é um número que está dentro dos padrões nacional e internacional para a prestação desse serviço”, disse o secretário de Segurança Pública.

Balanço informou ainda que o Ciops atendeu 283.960 chamadas do cidadão ao Disque 190 com pedidos de atendimento da Polícia Militar. As zonas Norte e Leste concentraram 59% do total das demandas.

As principais ocorrências registradas em 2012 foram de atitude suspeita, ameaça, perturbação da tranquilidade e da ordem, lesão corporal, roubo e furto, brigas e acidentes de trânsito. 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.